Dos 158 candidatos barrados pela Lei Ficha Limpa para as eleições, 90 recorreram para continuar na disputa. Eles deverão participar e, caso obtiverem o número necessário de votos, tomarão posse. Bastou recorrerem ao Tribunal Superior Eleitoral. Com o recurso, podem fazer campanha e ter nome, foto e número na urna eletrônica.
Uma das metas
As eleições se justificarão se forem afastados os manipuladores de dinheiro público que agem em benefício de conveniências pessoais.
Manobra com sentido claro
A proposta de aumentar de 11 para 21 o número de ministros do Supremo Tribunal Federal segue modelo da Venezuela. Hugo Chávez inflou de 20 para 32 integrantes a mais alta Corte do país, dando lugar a aliados, é claro.
Imaginação funciona e atrapalha
Os contestadores da votação eletrônica pululam. Porém, desde que passou a ser utilizada, em 1996, não houve qualquer registro de fraude, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. A partir das 8 horas do dia 7 de outubro, 556 mil urnas estarão disponíveis em todo o país para que os brasileiros manifestem a vontade livre e soberana. Dirão se está na hora de perder a paciência ou não.
Reconhecimento e tradição
O presidente Michel Temer faz, hoje pela manhã, pronunciamento na sessão de abertura da Assembleia Geral da ONU. A participação destacada do Brasil vem desde 1947, quando a distinção do discurso inicial foi dada a Oswaldo Aranha em reconhecimento ao papel que desempenhou nos primórdios da Organização.
Dinheiro que se esvai
Uma distorção está para ser corrigida. Após ter sido aprovado no Senado, a Câmara dos Deputados votará projeto que manda recolher o Imposto sobre Serviços no município onde embarca o passageiro do transporte por aplicativo. Atualmente, é pago à Prefeitura em que se localiza a empresa. Uber, Cabify e 99 têm sede no centro do país. Ano passado, só de Imposto sobre Serviços, Uber pagou 972 milhões de reais à Prefeitura de São Paulo.
Sem chance
Há quem acredite na votação de alguma reforma este ano. Precisam acordar logo porque não adianta sonhar.
Preferência pelo tucano
Em 2006, Geraldo Alckmin obteve 51,8 por cento dos votos no Rio Grande do Sul. Lula ficou com 30,7.
Equivocado
A 25 de setembro de 1989, quando faltavam 50 dias para as eleições presidenciais, Fernando Collor declarou: “Se as pesquisas continuarem a apresentar esses índices de crescimento da nossa candidatura, não será necessário o segundo turno.” O caçador de marajás errou na previsão.
Inusitado
Também a 25 de setembro de 1989, o presidente José Sarney anunciou que gostaria de ter a participação de seu sucessor no governo logo após o anúncio do resultado final. A posse só ocorreria a 15 de março de 1990. Sarney enfrentava o aumento constante das tarifas públicas, a crise no balanço de pagamentos, o déficit público elevado e o quadro tendente à hiperinflação. Para setembro, a inflação prevista era de 35 por cento.
Mês para avaliações
Daqui 11 dias, serão assinalados os 30 anos da entrada em vigência da Constituição Federal. Durante o período, ficou comprovado: não é o volume de títulos, artigos, parágrafos e incisos que determina a qualidade do texto. Vale sua correção, justeza e correspondência às exigências da realidade social. Hoje, está provado que os constituintes abusaram do detalhismo e permitiram que corporações ditassem regras em demasia.
Deram uma mãozinha
Os assaltantes que trabalharam ontem na BR 290 agradecem aos promotores do bloqueio, que protestavam pela falta de energia elétrica. Só não vão dividir o produto da limpa que fizeram em motoristas trancados.
É tradição
Nos últimos dias de campanhas costumam aparecer pesquisas eleitorais falsas em redes sociais. Vira um salve-se quem puder.
Rotina
Dos etecéteras e reticências, as campanhas se aproximam dos pontos finais e das exclamações.