Domingo, 05 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de novembro de 2023
Evento literário segue com programação gratuita até o dia 15 de novembro, com abertura das bancas a partir das 10h
Foto: Giulian Serafim/PMPAO tempo nublado não foi capaz de afastar o público da Praça da Alfândega para a Feira do Livro. Novamente, os corredores entre as bancas dos livreiros estavam movimentados com leitores à procura do livro preferido e das ofertas.
Nesta quinta-feira (9), uma ação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) chamou a atenção de quem passava pela Praça. No Espaço Jovem Banrisul Vero, 30 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase-RS) receberam do governador do Estado, Eduardo Leite, vale-livros para gastar nas bancas da Feira do Livro. Os reeducandos também participaram de uma oficina de fotografia e de uma palestra do escritor Duda Falcão, autor de Guia da Literatura Fantástica (Editora Metamorfose, 2023).
A iniciativa é coordenada pelo Instituto Estadual do Livro (IEL). Os vouchers, de R$ 30 cada, são disponibilizados através de uma parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), entidade que promove a Feira. Além dos jovens da Fase, a ação contempla durante todo o evento crianças de escolas públicas, alunos de literatura em cursinhos pré-vestibular comunitários e leitores assíduos em bibliotecas públicas do Estado.
Na programação geral, o destaque ficou por conta do encontro com a escritora Ana Suy, autora do livro Não pise no meu vazio (editora Planeta, 2023). Mediado por Diana Corso, o evento lotou o auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz e teve intensa participação do público, que ouviu, também, sobre psicanálise e ciência.
Para Suy, “a poesia é a grande auto-ajuda”. Até por acreditar nisso, descreveu a autora, ela não se incomoda em ter seus livros colocados nas prateleiras desse segmento. O bate-papo também tocou em questões como o amor e os relacionamentos afetivos. “O amor é uma experiência tão interessante que cada um vive sozinho junto com alguns outros ao longo da nossa passagem”, relatou. Ao fim do encontro, Ana Suy agradeceu a presença do público e disse: “obrigada por acreditarem no mundo das palavras”.
Inclusão na literatura
Durante a manhã, a Estação da Acessibilidade promoveu uma contação de história em conjunto com o Grupo Multi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O livro Jean e a festa entre culturas, lançamento do Grupo Multi, tem versões em portugues, braile, comunicação Alternativa (ARASAAC), Comunicação Alternativa (Symwriter), Haitiano, Francês e Inglês. O foco é promover a inclusão e fomentar a leitura.
Exposição autorias promove bate-papo
Nos dias 11 e 22 de novembro, o Espaço Cultural dos Correios, localizado na Rua Sete de Setembro, 1020, realizará o evento ‘Autorias em Dupla’, em que os artistas vão revelar como foi o processo criativo para criarem as obras que estão na exposição de arte. O local homenageia diversos autores que são referência da literatura gaúcha e nacional. No dia 11 de novembro, sábado, o bate-papo tem previsão de começar às 11h; no dia 22, quarta-feira, será a partir das 17h.
A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre até o dia 15 de novembro. O patrono deste ano é o escritor e cineasta Tabajara Ruas. Serão realizadas ao longo dos dias 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais, 15 oficinas de literatura e escrita, 155 palestras na área geral e mais de 200 atividades na programação infantil e juvenil. Mais detalhes estão no site https://feiradolivro-poa.com.br.
Voltar Todas de Feira do Livro