Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de agosto de 2016
Como os estudos sobre neurociência avançam e instigam muitas pessoas, a Valkiria Inteligência Criativa promove a segunda edição do curso Hack Your Brain para expandir o entendimento coletivo de como funciona o cérebro humano. A ideia é ampliar a compreensão sobre autoconsciência e incentivar a confiança criativa. Especialmente para ministrar o curso, a pesquisadora Caroline Baldasso vem da Itália, onde estuda neurociência na Università di Pisa, com um novo plano para as aulas. Esta edição ganha mais ênfase no tópico mindfulness, no qual serão usadas ferramentas do protocolo Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), que Caroline está aprendendo. Tal protocolo é a aplicação da prática de mindfulness, criada pelo professor americano da Universidade de Massachusetts, Jon Kabat-Zinn para redução do sofrimento psicofísico.
O curso acontece nos sábados (6 e 13 de agosto), em Porto Alegre, com carga horária de 15 horas. De acordo com Caroline, a intenção é apresentar a estrutura do cérebro humano e o seu funcionamento, trazer novas ferramentas para ter uma vida mais mindful, aumentando a sensação de bem-estar e favorecendo a atividade profissional.
A primeira aula do curso vai introduzir a neurociência, seguida de mindfulness, comportamento e criatividade para finalizar. “Pretendo explicar técnicas de pensadores e neurocientistas renomados, como Roberto Lent e Antonio Damásio, para repensar certezas e discutir o nascimento da criatividade, por exemplo, além de como ter a mente mais presente em momentos de adversidade”. Caroline estuda neurociência também pela Harvard University.
A origem de mindfulness, a relevância da prática para os neurocientistas e como praticar diariamente, aplicando mais presença mental na rotina, além de novos estudos sobre conexões neurais e emoções integram o curso. “Existem forças invisíveis que moldam quem somos, a partir dos estímulos que recebemos, internalizamos e reproduzimos sem perceber”, ressalta. Os encontros são para qualquer pessoa que queira entender mais sobre si mesmo, a partir da neurociência.