Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo “Vamos procurar o governo americano para buscar solução”, diz Alckmin sobre tarifas do aço e alumínio

Compartilhe esta notícia:

Vice-presidente afirmou que já conversou com a embaixadora do Brasil nos EUA para iniciar as tratativas

Foto: Cadu Gomes/VPR
Vice-presidente afirmou que já conversou com a embaixadora do Brasil nos EUA para iniciar as tratativas. (Foto: Cadu Gomes/VPR)

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil vai procurar o governo dos Estados Unidos para negociar uma solução para as tarifas de 25% sobre o aço e alumínio, anunciadas segunda-feira (10) pelo presidente Donald Trump.

Alckmin afirmou que já conversou com a embaixadora do Brasil nos EUA para iniciar as tratativas. “É sempre um bom caminho o ganha-ganha”, disse ao ser questionado sobre medidas de reciprocidade. Para o vice-presidente, uma boa alternativa a ser negociada seria o estabelecimento de cotas para importação de aço pelos Estados Unidos. A taxa de 25% imposta pelo governo americano atinge o Brasil, que é um grande exportador de aço para os EUA. Segundo Alckmin, há “várias interlocuções” com o País.

O protecionismo econômico foi uma promessa de campanha do político dos Estados Unidos. Trump é o principal nome da direita radical no mundo e não tem relação com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, o País já exporta para os americanos no sistema de cotas, de 3,5 milhões de toneladas de aço semiacabado por ano. O modelo foi estabelecido em 2018, durante o primeiro governo Trump, quando o Brasil negociou uma saída para escapar da sobretaxa imposta pelo republicano à época. O governo brasileiro quer fazer o mesmo agora.

“Porque quando lá atrás foi aumentado, foram estabelecidas as cotas. Que é um mecanismo inteligente, porque se você aumenta o imposto de importação, o aço, para os Estados Unidos, isso tem um efeito na cadeia. Você tem um encarecimento na cadeia. Então, o que foi feito anteriormente? Cotas. Essa é uma boa solução. Então, o caminho é o diálogo”, disse.

Alckmin foi questionado sobre a possibilidade de o Brasil responder com tarifas para produtos americanos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia indicado que poderia fazer na semana passada, e desconversou. Disse que o caminho é o diálogo. O político deu as declarações em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.

O vice-presidente disse que as tarifas causam o encarecimento da cadeia produtiva. Afirmou que o comércio internacional é uma relação de ganha-ganha e que o Brasil está aberto a negociar sobre o assunto. Ele rejeitou uma “guerra tributária”.

Também disse que as tarifas foram impostas não apenas ao Brasil e que, por isso, não foram uma medida discriminatória. Geraldo Alckmin defendeu cautela nas discussões. Afirmou que Brasil e Estados Unidos têm uma balança comercial equilibrada, com um pequeno superávit americano.

Segundo ele, o País não é problema na balança comercial dos EUA. “Se a gente incluir os serviços, o superávit americano é de US$ 7,2 bilhões em relação ao Brasil. É o 7º maior superávit que os Estados Unidos tem no mundo”, afirmou.

Alckmin também argumentou que a tarifa imposta pelo Brasil aos produtos americanos é “baixíssima”, de 2,7%. A média de imposto de importação fica baixa em razão dos itens dos Estados Unidos comprados com ex-tarifário, ou seja, com redução de alíquota, pontuou o ministro da Indústria.

Ele afirmou que o Brasil é um parceiro comercial importante dos Estados Unidos e que os dois países têm 200 anos de relações diplomáticas. Segundo ele, discordâncias sobre tarifas são comuns e possíveis de serem superadas com diálogo.

Alckmin também disse que o governo trabalha com o setor privado e a Confederação Nacional da Indústria sobre a decisão do governo americano. (Estadão Conteúdo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Conselho Nacional de Justiça abre processo disciplinar contra desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo acusado de vender sentenças
Nova onda de calor pode ter temperaturas até 7°C acima da média em todo o País
https://www.osul.com.br/vamos-procurar-o-governo-americano-para-buscar-solucao-diz-alckmin-sobre-tarifas-do-aco-e-aluminio/ “Vamos procurar o governo americano para buscar solução”, diz Alckmin sobre tarifas do aço e alumínio 2025-02-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar