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“Vaquinhas virtuais” para campanhas arrecadam R$ 7 milhões e ajudam a eleger 12 prefeitos no Brasil

Brasileiros de 51 cidades voltam às urnas em 27 de outubro para o segundo turno das eleições municipais de 2024 . (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As iniciativas de financiamento coletivo, as chamadas “vaquinhas virtuais”, arrecadaram nestas eleições R$ 7,07 milhões somadas no País. Neste primeiro turno, 12 dos prefeitos eleitos declararam este tipo de receita, segundo dados do Divulgacand, da Justiça eleitoral.

Ao todo, 160 candidatos a prefeito declararam dinheiro deste “crowdfunding”. A maior parte deles recebeu apoio por meio do “QueroApoiar”, que ajudou 110 postulantes.

Nas eleições 2020, as vaquinhas online somaram R$ 14,8 bilhões, com 14 empresas de 9 estados diferentes desenvolvendo este tipo de iniciativa. Estes dados consideram os dois turnos do pleito. Até aqui, em 2024, seis empresas em quatro estados concentraram o financiamento coletivo.

A reforma eleitoral de 2017 incluiu o financiamento coletivo como uma nova modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais. Ficou permitido angariar recursos por meio de sites na internet, aplicativos eletrônicos e outros similares.

A liberação e respectivo repasse dos valores aos candidatos só podem ocorrer se eles atenderem a exigências como abertura de conta bancária específica para esse tipo de operação e emissão de recibos eleitorais.

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