Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de fevereiro de 2025
Pontífice de 88 anos está internado devido a uma pneumonia bilateral
Foto: ReproduçãoExames de sangue do papa Francisco mostram que ele teve “leve melhora”, afirma o boletim médico divulgado pelo Vaticano nessa quarta-feira (19). O argentino está internado desde a última sexta-feira (14) em Roma.
Mais cedo, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, visitou o pontífice no hospital Gemelli e afirmou que ele estava alerta e de bom humor. “Fizemos piadas como sempre. Ele não perdeu seu proverbial senso de humor”, disse Meloni em comunicado.
O papa Francisco, de 88 anos, passou sua quinta noite no hospital de forma tranquila e tomou café da manhã nessa quarta, segundo outro informe do Vaticano, este divulgado pela manhã.
O líder da Igreja Católica está com pneumonia bilateral. Trata-se de uma infecção grave que atinge os dois pulmões e que pode inflamar e cicatrizar ambos, tornando a respiração mais difícil.
Anteriormente, o Vaticano havia dito que o papa tinha uma infecção polimicrobiana, que ocorre quando dois ou mais microrganismos estão envolvidos, e que ele permaneceria no hospital pelo tempo necessário para enfrentar uma “situação clínica complexa”.
Sob condição de anonimato, um funcionário do Vaticano afirmou à agência de notícias Reuters que Francisco está respirando por conta própria, sem necessidade de ventilação mecânica. Ele afirmou ainda que o papa continuava trabalhando e conseguiu levantar da cama para se sentar em uma poltrona em seu quarto de hospital.
O médico e reverendo Andrea Vicini notou que o comunicado do Vaticano da última terça indica o início de uma pneumonia, não de uma broncopneumonia — o que seria uma infecção mais disseminada. “Parece que é mais localizada e não se espalhou”, disse Vicini, professor na Boston College e padre jesuíta, acrescentando que não tem mais detalhes do caso além das declarações públicas do Vaticano.
“Se eles identificaram o patógeno, como eu esperaria que tivessem feito, eles terão uma terapia muito direcionada”, disse. “Estou otimista. Parece que estão controlando o que está acontecendo.”
O pontífice enfrentou uma série de problemas de saúde nos últimos anos, incluindo episódios regulares de gripe, dor no nervo ciático e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023. Quando jovem, ele desenvolveu pleurisia e teve parte de um pulmão removido.
Todos os compromissos públicos foram cancelados até domingo (23), e ele não tem mais eventos oficiais no calendário publicado pelo Vaticano.
“Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada”, anunciou a Santa Sé em um comunicado. Uma missa papal agendada para domingo ainda ocorrerá, diz a nota, mas será liderada por um alto funcionário do Vaticano.