Ícone do site Jornal O Sul

Vazaram as novas regras do Twitter para combater o assédio e o discurso de ódio

Regras vêm à tona em tempos de denúncias de assédio. (Foto: Reprodução)

Os casos de abuso e assédio sexual praticados por Harvey Weinstein em Hollywood trouxeram alguns desdobramentos inesperados. O destaque nesse sentido foi o caso da conta no Twitter da atriz Rose McGowan, que foi suspensa após ela publicar uma série de relatos sobre as práticas abusivas de um dos produtores de cinema mais poderosos dos Estados Unidos.

Depois de uma ameaça de boicote do público, o Twitter se posicionou oficialmente sobre o caso e prometeu rever as suas diretrizes para combater abusos dentro da plataforma. Ainda ontem (17), vazaram na web as novas políticas da rede social — elas estavam em um e-mail direcionado à equipe de segurança do site que foi obtido pela Wired.

O conteúdo da mensagem mostra que as novas regras estão organizadas em medidas revistas e em novas ditrizes do Twitter em relação ao combate ao assédio e ao discurso de ódio dentro da plataforma.

Medidas revistas

Duas categorias de abuso foram revistas pelo Twitter. A primeira delas trata de nudez não consensual, ou seja, sobre a publicação de fotos íntimas sem autorização da pessoa exibida na imagem:

A outra categoria revista trata de avanços sexuais indesejados dentro da plataforma:

Novas medidas

Ao todo, três novas medidas foram incluídas nas diretrizes do Twitter. São elas:

O Twitter promete dar mais detalhes sobre essas três novas medidas em breve.

Sobre o vazamento antes da hora

Aparentemente, o Twitter não se importou com o vazamento de suas novas diretrizes antes da hora. “Apesar de termos planejado compartilhar essas atualizações no final desta semana, esperamos que nossa abordagem e futuras mudanças, bem como a colaboração com o Conselho de Confiança e Segurança, mostrem quão sérias são as reformulações de nossas regras, quão rapidamente nós atualizamos as nossas políticas e como as aplicaremos”, declarou um representante da plataforma.

Sair da versão mobile