A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada Militar trabalham em conjunto para priorizar o tráfego de veículos de resgate e ajuda humanitária na estrada RS-118 próximo a Viamão (Região Metropolitana de Porto Alegre). Os demais devem evitar essa rota, sobretudo à noite.
Caminhões e veículos de abastecimento que trafegam em direção à capital gaúcha devem priorizar o deslocamento a partir de Osório (Litoral Norte) pela BR-101 até Capivari do Sul e depois pela RS-040 até a avenida Bento Gonçalves.
O único acesso para entrada e saída de Porto Alegre continua sendo a Zona Leste, através da RS-118 e RS-040. Isso porque permanecem bloqueados os acessos pela avenidas dos Estados, Assis Brasil e Castello Branco, além da rodovia federal BR-116.
Uso de corredores
Para garantir agilidade nos deslocamentos, desde a terça-feira (7) o uso dos corredores de ônibus está liberado para veículos envolvidos em ações de resgate e logística de atendimentos relacionados às enchentes. As faixas exclusivas do transporte coletivo estão liberadas para o trânsito de veículos mesmo nos horários de pico.
Nestes trechos é importante redobrar a atenção e, mais do que nunca, respeitar sinalização e limites de velocidade. Também recomenda-se maior cuidado em estações de embarque, bem como não fazer ultrapassagens nos corredores.
(Marcello Campos)