Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 24 de abril de 2019
O Google está preparando o lançamento de novas telas com opções de escolha de navegadores e buscadores para o Android. Essas telas serão utilizadas na União Europeia e vão aparecer sempre que um dispositivo com o sistema operacional for iniciado pela primeira vez. A medida é uma resposta à multa de US$ 5 bilhões por práticas anticompetitivas imposta à companhia.
Essa nova tela é semelhante a uma que a Microsoft já foi obrigada a implementar no Internet Explorer quando ele era o navegador dominante. No caso do Android, ela vai mostrar que o usuário tem outras opções além do Google Chrome, sugerindo a instalação de Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Opera ou Puffin. O mesmo acontece em relação às buscas, que podem ser feitas usando Qwant, DuckDuckGo, Ecosia ou Seznam.
Mas para o FairSearch, grupo de empresas e organizações que lutam contra práticas anticompetitivas, as medidas não são suficientes. “A tela de escolha do Google não faz nada para corrigir o problema central que é o fato de aplicativos do Google continuarem sendo o padrão em todos os dispositivos Android”, diz a entidade em nota publicada no seu site oficial.
O problema é que apesar de não serem escolhidos pelo usuário, o Chrome a busca no Google continuariam atrelados ao Android, não sendo possível desinstalar os produtos da própria empresa do dispositivo. O Google ainda não confirmou se vai seguir em frente com o design atual ou trabalhar com a FairSearch para implementar novas mudanças.
Navegação por gestos
Arrastar é mais fácil que clicar. Você concorda? Os usuários de iPhone já estão acostumados. Os que migraram do iOS para o Android sentem falta. Mas agora finalmente parece que os controles por gestos devem ser ampliados na próxima versão do sistema operacional do Google.
A versão Pie do Android já introduziu um novo formato de navegação baseado em gestos que basicamente substituiu a barra inferior. Claro, nem todo mundo gostou da ideia e muito preferiram continuar com os botões na tela.
O Android manteve o botão de voltar, mas agora rumores sobre a nova atualização dizem que o Google quer definitivamente passar tudo para o controle de gestos; arrastar pra cá, puxa pra voltar…tudo mais intuitivo.
Se for assim, o novo Android “Q” deve apresentar novas interações inspiradas no iOS da Apple. Ao que tudo indica, o velho botão voltar está mesmo com os dias contados.