Pele descascando do sol depois de um dia na praia ou na piscina é um drama comum do verão, certo? Mas, atenção: as manchas também devem fazer parte de sua lista de preocupações! A exposição solar – principalmente sem protetor e outros cuidados – pode trazer consequências sérias para sua saúde. Melhor evitar, né? Descubra se a descamação pode manchar a pele e veja cuidados para adotar depois de um dia de sol intenso!
Manchas e queimaduras
A pele descascando pode sim deixar manchas – afinal, as pele soltas estão aí para provar que camadas mais profundas da epiderme estão expostas! Como os raios estimulam também a pigmentação da pele, alguns resíduos podem deixar marcas na pele, além de também contribuírem para o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Por isso, não dá para abrir mão do protetor solar todos os dias, ok?
Raios UV
Se você já se perguntou o porquê da pele descascar, a resposta está na reação das células da pele aos raios UV. Enquanto a radiação estimula a divisão celular, o calor provoca o ressecamento. O resultado? Forma-se uma camada mais grossa de células mortas na superfície da pele – aquelas partezinhas “soltas”, que chamamos de descamação. Além disso, os raios UVA estimulam a produção de melanina – ou seja, o bronzeado e a pigmentação da pele. Em excesso e sem proteção adequada, podem levar à formação de manchas escuras na pele.
Hidratação e proteção solar
Caso você tenha exagerado no sol e já esteja descascando, saiba que ainda dá para prevenir as manchas. A dica de ouro é investir sempre na hidratação, que vai melhorar o aspecto da pele ressecada e evitar mais descamações. Nesse momento, é ainda mais importante não descuidar do protetor solar – principalmente se você quer evitar a formação de manchas e marquinhas de expressão. Reaplique a cada duas horas e não deixe passar nenhum cantinho do corpo!
Não puxar peles soltas
Você tem o hábito de puxar as peles soltas quando está descascando? É melhor deixar esse hábito de lado: nesse momento, o melhor a se fazer é prevenir novas descamações, sempre hidratando a pele e bebendo água. Isso porque remover essas partes deixa as camadas profundas da derme expostas ainda mais aos danos da radiação e mais propensas à manchas. Lembre-se também de evitar esfoliantes e sabonetes durante o banho, que deve ser de temperatura morna à fria, para não agredir ainda mais a pele.