No próximo dia 27, um raro fenômeno poderá ser visto nos céus das Américas do Sul e do Norte, Europa, África e parte do oeste asiático. Pela primeira vez desde 1982, um eclipse lunar irá coincidir com uma superlua, e a Nasa (agência espacial americana) preparou um vídeo mostrando como será o evento celeste, mas visto pela perspectiva da Lua.
“Com o horizonte da Lua em primeiro plano, a Terra passa na frente do Sol, revelando um anel vermelho de auroras e crepúsculos ao longo das bordas do planeta. A Terra e o Sol estão em Virgem para observadores na Lua”, explica a Nasa.
O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol. Daqui, observamos o satélite natural da Terra sendo coberto pela sombra do planeta, mas o vídeo mostra como seria a visão de um colono na Lua. De lá, é a Terra que cobre o Sol.
A gravação foi feita com base nas projeções realizadas pela agência. Ela mostra as Américas, bem ao centro do planeta, no momento do alinhamento perfeito, o que significa que os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno de uma posição privilegiada. (AG)