Quinta-feira, 24 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Veja dicas e truques para manter o seu WhatsApp seguro e longe de golpes

Compartilhe esta notícia:

Os brasileiros são um dos principais alvos de hackers no WhatsApp. (Foto: Reprodução)

O WhatsApp ganhou muita popularidade entre os brasileiros. Há muitos benefícios em manter as conversas pelo mensageiro, mas isso também aumenta os dados disponíveis na plataforma. O resultado é o aumento na possibilidade de pessoas más intencionadas aproveitarem de algumas falhas e, ingenuidade de usuários. Uma recente pesquisa feita pela PSafe mostrou que mais de 15 mil brasileiros são vítimas de clonagem de WhatsApp diariamente.

O modo como usamos o WhatsApp é muito intenso e muitas informações podem ser obtidas com acesso aos contatos do aplicativo. Algo muito importante é manter esses dados seguros, evitando golpes e dores de cabeça. 

Este artigo conta com alguns macetes que você pode usar para não cair nesses golpes. Vamos te dar algumas dicas, truques e mais informações que podem ajudar a manter seu aplicativo seguro. Assim, será possível não ter problemas causados por golpistas. Infelizmente, depois que o golpe é aplicado não há muito o que possa ser feito. Então, vamos procurar a te ajudar a não entrar nessa situação.

Para começar, quando o WhatsApp é instalado em seu smartphone, pela primeira vez, um código de segurança é enviado por SMS para o número solicitado. Esse é um sistema usado pela plataforma que deixa o acesso apenas entre o app e o usuário. Proteja esse número. Quando um código for enviado ao seu smartphone, sendo do WhatsApp, não passe para ninguém.

A maioria dos golpistas conseguem esse código pedindo diretamente para o usuário. Muitas táticas são usadas, desde falar que é o convite para uma festa, verificação de compra, para enviar dinheiro, bônus ou crédito para a linha do smartphone, entre muitas outras desculpas. Como já diz um ditado antigo, desconfie quando a oferta é muito boa, porque geralmente não é verdade.

Esse código não deve ser repassado para ninguém. Ele só pode ser usado para conferir os dados do smartphone para acessar a sua conta. Reforçando, proteja sempre esse código.

Proteção em duas etapas

O WhatsApp oferece a Proteção em duas etapas, que exige duas verificações do número. Essa é uma dica bastante simples, que deveria ser regra para todos os números. O objetivo é evitar, justamente, que apenas com o código enviado por SMS hackers consigam o acesso ao smartphone de forma simplificada.

A proteção em duas etapas começou a aparecer em atualizações recentes e alguns usuários nem perceberam essa opção. Portanto, vale lembrar que ela existe e é fácil de ser instalada. A proteção aumenta muito.

Para ativar é necessário entrar no WhatsApp e clicar nas três bolinhas que ficam na parte superior direita do aplicativo. Vá em ‘Configurações’ e depois em ‘Conta’. A terceira opção é ‘Confirmação em duas etapas’, clique ali. Vai abrir uma nova tela e você só precisa clicar em ‘Ativar’.

O WhatsApp vai pedir para que você defina um PIN de seis dígitos e adicione um e-mail para contato. É necessário apenas preencher as informações e sua conta estará muito mais protegida. 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

A Apple reduz o preço do carregador no Brasil para 199 reais
Novo iPhone Mini demora até 20% mais em recarga sem fio
https://www.osul.com.br/veja-dicas-e-truques-para-manter-o-seu-whatsapp-seguro-e-longe-de-golpes/ Veja dicas e truques para manter o seu WhatsApp seguro e longe de golpes 2020-11-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar