Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2024
O governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência BrasilCom a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam ficar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano.
A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.
Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. Veja o que muda para essas pessoas em 2025:
– A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao ano anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 59 anos. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 64 anos.
– O tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
– Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e de 102 pontos para homens.