O ano de 2022 foi doloroso, com tamanhas perdas de personalidades da TV, do cinema, da música, do jornalismo e de outras áreas. Desde janeiro, o Brasil e o mundo viram o sentimento de saudade e o luto se repetirem ao longo dos meses.
Paulo Jobim
O músico e maestro Paulo Jobim, filho do compositor Tom Jobim, morreu no dia 4 de novembro, aos 72 anos. Há pelo menos dez anos ele lutava contra um câncer de bexiga e não resistiu à doença.
Takeoff
O rapper, de 28 anos, foi morto na madrugada do dia 1º de novembro em um tiroteio em Houston, cidade do estado do Texas, nos Estados Unidos.
Erica Hoy
A atriz australiana de 26 anos morreu no dia 1º de novembro, após um acidente de carro. Ela tinha uma irmã gêmea, Lisa, que também estava no veículo no momento do acidente e ficou ferida.
Cláudio Roberto
O compositor Cláudio Roberto, um dos grandes parceiros de Raul Seixas nos anos 70 e 80, morreu em 29 de outubro, aos 70 anos. Ele morreu em casa, vítima de complicações de uma cirurgia para implantar uma válvula no coração.
Jerry Lee Lewis
Em 28 de outubro, o cantor e pianista Jerry Lee Lewis, lenda do rock e conhecido por clássicos como “Great Balls of Fire” e “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”, morreu aos 87 anos.
Julie Powell
Em 26 de outubro, Julie Powell, escritora americana de renome internacional, morreu após uma parada cardíaca aos 49 anos, conforme noticiou o “The New York Times”.
Susana Naspolini
Repórter da TV Globo no Rio de Janeiro, Susana morreu dia 25 de outubro, aos 49 anos. Ela lutava há dois anos contra um câncer na bacia.
Leslie Jordan
Em 24 de outubro, o ator americano Leslie Jordan, famoso por trabalhos em séries como “American horror story” e “Will & Grace”, morreu aos 67 anos após passar mal enquanto dirigia pelas ruas de Hollywood.
Cormac Roth
O músico e filho do ator Tim Roth morreu no dia 16 de outubro após uma batalha de quase um ano contra um câncer. A notícia foi revelada através de um comunicado oficial da família. Ele tinha 25 anos.
Mikaben
O cantor haitiano Mikaben morreu durante um show, ainda no palco, em Paris, na França, em 16 de outubro. Pelo Twitter, o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, se disse “chocado” com a perda de quem ele classificou como “uma figura importante na música haitiana”.
Robbie Coltrane
O ator, que interpretou Hagrid nos filmes de Harry Potter, morreu aos 72 anos. A informação foi divulgada dia 14 de outubro e, em comunicado, sua agente confirmou que ele faleceu em um hospital na Escócia.
Angela Lansbury
No dia 11 de outubro, morreu, aos 96 anos, a lendária atriz britânica Angela Lansbury, cinco dias antes de seu aniversário. A artista, que já recebeu três indicações ao Oscar, morreu enquanto dormia, de forma pacífica, em sua casa, em Los Angeles.
Sacheen Littlefeather
A ativista e atriz nativa americana morreu aos 75 anos no dia 2 de outubro. Ela ficou conhecida por ter sido vaiada ao recusar um Oscar em nome de Marlon Brando, em 1973, em forma de denúncia ao “abuso histórico” da indústria cinematográfica contra nativos americanos.
Jean-Luc Godard
Morreu no dia 13 de setembro, aos 91 anos, o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard, segundo o jornal “Libération”.
Rainha Elizabeth
No dia 8 de setembro, a morte da rainha, aos 96 anos, marcou o fim de uma era. O reinado de Elizabeth Alexandra Mary Windsor foi o mais longevo da história, durando quase sete décadas.
Robert LuPone
O ator Robert LuPone, de 76 anos, morreu no dia 27 de agosto. Lutando contra um câncer no pâncreas há três anos, Bob, como era conhecido, fez parte do elenco de “Família Soprano”, em que interpretava o doutor Bruce Cusamano (vizinho de Tony Soprano, protagonista).
Marilene
A cantora Marilene, da dupla sertaneja As Galvão, morreu no dia 24 de agosto, em Paraguaçu Paulista (SP), aos 80 anos. A artista e sua irmã foram famosas intérpretes da canção “Beijinho doce”, cantada por Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) na novela “A favorita”.
Rolf Khün
Lenda do jazz europeu, Rolf Khün morreu aos 92 anos em Berlim, na Alemanha, em agosto. A notícia foi dada no dia 22 de agosto pela família e pela gravadora do clarinetista e saxofonista.
Claudia Jimenez
A atriz e humorista morreu aos 63 anos no dia 20 de agosto, em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Claudia fez sucesso com seus papéis cômicos na TV, como Dona Cacilda e Edileusa.
Anne Heche
A atriz americana morreu no dia 12 de agosto, aos 53 anos, após ficar uma semana em coma por conta de um acidente de carro que sofreu em Los Angeles, na Califórnia.
Olivia Newton-John
Em 8 de agosto, a atriz Olivia Newton-John morreu aos 73 anos. A informação foi dada pelo marido, John Easterling, na página oficial dela no Facebook.
Jô Soares
O ator, escritor e diretor morreu na madrugada de 5 de agosto, aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 28 de julho deste ano.