Ícone do site Jornal O Sul

Veja por que não se deve deixar o travesseiro tomando sol

A elevação de temperatura favorece aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. (Foto: Reprodução)

Muita gente tem o costume de expor ao sol travesseiros, almofadas, colchões e cobertores para eliminar mofos e odores desagradáveis. De fato, o sol é um excelente agente que ajuda na sanitização superficial, ou seja, os raios ultravioletas eliminam os micro-organismos da superfície exposta.

Entretanto, isso não é recomendado nem eficaz, no caso dos travesseiros, conforme explica a doutora Ana Caroline Dela Bianca, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

“No caso dos travesseiros, os ácaros e micro-organismos se localizam internamente e não na superfície. Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior, que normalmente é úmido, repleto de resíduos de pele, e que serve de alimento para os ácaros”, comenta.

A médica cita que a elevação de temperatura favorece aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta. Ela conta que os raios ultravioletas do sol conseguem eliminar os micro-organismos das superfícies a eles exposta.

Os ácaros domésticos são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas como rinite, asma, conjuntivite alérgicas e dermatite atópica. Eles sobrevivem em colchões, tapetes, almofadas, sofás, pelúcia e roupas de cama, de preferência em ambientes úmidos. Alimentam-se da descamação da pele humana e de animais e são capazes de se reproduzirem rapidamente quando encontram condições favoráveis.

“Após dois anos de uso, 10 a 25% do peso de um travesseiro pode ser formado por ácaros e células mortas da pele. Além disso, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos se dispersam em poeira fina, o que pode ser facilmente inalado e causar alergias”, conta dra. Ana Caroline.

Dicas para prevenir ácaros e as alergias causadas por eles

1-Para os alérgicos aos ácaros, é necessário usar capas de proteção em travesseiros e colchões, a fim de se evitar maior contaminação de ácaros, fungos e bactérias. As capas devem ser lavadas a cada 3-4 semanas.

2-Caso seja necessário lavar o travesseiro, isso só deve ser feito se sua secagem completa for possível, de preferência em lavanderias especializadas que sigam estritamente as instruções de lavagem. As máquinas de uso doméstico podem não oferecer o desempenho necessário para sua completa secagem.

3-O ideal é realizar a troca do travesseiro a cada dois anos.

4-Deixe o quarto sempre bem ventilado e iluminado.

5-Resolver infiltrações ou outras causas de umidade no quarto é fundamental para diminuir a proliferação de ácaros.

6-Evite varrer e espanar os móveis durante a limpeza, dando preferência ao uso de panos úmidos, evitando que os ácaros entrem em suspensão e se depositem sobre lençóis e fronhas limpos.

Sair da versão mobile