Obras de melhoria na rede elétrica ou de manutenção da rede de água de Porto Alegre vão deixar alguns bairros sem abastecimento por períodos determinados durante esta semana. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Prefeitura de Porto Alegre publicaram o cronograma das obras, que ocorrem na segunda, terça e quarta-feira. Confira:
Segunda-feira, 23:
O abastecimento de água será interrompido na segunda-feira, das 13h às 18h, em parte do bairro Rubem Berta. O motivo é o desligamento programado de energia para melhorias na rede elétrica, por parte da CEEE. A previsão é normalizar o abastecimento na segunda à noite, podendo restabelecer mais tarde nas partes altas e nas pontas da rede distribuidora. O desligamento será realizado somente se o tempo estiver bom.
Área impactada – Estação de Bombeamento de Água Tratada Parque Santa Fé: parte do bairro Rubem Berta (Parque Santa Fé e parte do Conjunto Residencial Costa e Silva).
Terça-feira, 24:
Será feita a interligação de adutoras diâmetro 600 milímetros, para reforço da Estação de Bombeamento de Água Tratada Cristiano Fischer. O abastecimento será interrompido a partir das 8 horas, com previsão de retorno da água durante a noite, podendo voltar depois nas partes altas do sistema.
Área impactada: Partenon (parte), Lomba do Pinheiro (parte), Jardim Sabará, Jardim Carvalho, Vila João Pessoa, Bom Jesus (parte), Aparício Borges, Vila São José, Cascata (p), Agronomia e Ceitec.
Quinta-feira, 26:
Ocorrerão cortes de redes de água em três pontos da avenida Clemenciano Barnasque: em frente à Ebat São Caetano 1; na esquina da rua Bernardino dos Santos e na esquina da rua Alves Torres. O abastecimento será interrompido a partir das 8 horas, com restabelecimento previsto à noite, podendo retornar depois nas partes altas do sistema.
Área impactada: Teresópolis
No retorno do abastecimento, poderão ocorrer turbidez e cor devido ao arraste de micropartículas inertes, não prejudiciais à saúde, que eventualmente se desprendem das paredes internas da canalização pela pressão da água. Os consumidores devem registrar o endereço da ocorrência pelo telefone 156, opção 2, para eventual lavagem da rede ou do ramal predial.