O Veleiros do Sul anunciou nesta sexta-feira (18) a transferência da data de realização da segunda etapa do 24º Circuito Conesul de Vela de Oceano. As regatas previstas para este sábado (19) – 45º Troféu Seival, 26ª Regata Troféu Farroupilha e o 18º Velejaço Farroupilha – foram transferidas para o dia 10 de outubro em razão dos alertas de tempo instável. Em 45 anos de Troféu Seival – evento que leva os navegadores gaúchos a relembrarem a bordo os feitos da Revolução Farroupilha –, esta é a primeira vez que o evento é transferido.
O clube e a comissão de regatas decidiram pela mudança de data após consultar meteorologistas e receber avisos de alertas disparados pelos órgãos de Defesa Civil, Marinha do Brasil, visando preservar a segurança das tripulações, embarcações e equipamentos.
Saiba mais
O 45° Troféu Seival reúne as classes ORC Internacional e Bico de Proa Monocascos. O percurso tem 70 milhas e é feito pelo Rio Guaíba e Lagoa dos Patos. O Troféu Seival é uma das regatas mais longas em água doce do Brasil, com 70 milhas de distância e disputada ininterruptamente desde 1970, considerada a mais importante do Estado para a classe Oceano.
Além do Seival, o VDS realiza também a 26ª Regata Farroupilha – com percurso de 40 milhas para a classe RGS – e o Velejaço Farroupilha para barcos de cruzeiro. As largadas ocorrem em evento aberto ao público na área do Centro Cultural Usina do Gasômetro.
Troféu Cayrú
Com esta mudança, o próximo evento da classe Oceano será o tradicional Troféu Cayrú, nos dias 3 e 4 de outubro. A disputa foi criada em 1991 pelo Jangadeiros e homenageia o patrono e fundador do clube, Leopoldo Geyer e seu barco Cayru de 1935, carinhosamente apelidado de Cayruzinho.
O Troféu Cayrú tem um circuito longo que contorna a Ilha das Pombas, na entrada da Lagoa dos Patos, e mais duas regatas barla-sota. Desde 2013, foi instituído um troféu rotativo para o barco fita azul, o primeiro a cruzar a linha de chegada da regata longa.
O vencedor da edição 2014 foi o veleiro San Chico 3, do comandante Francisco Freitas (CDJ). A regata reunirá as classes BRA-RGS, ORC-INT, Microtoner 19 (MT 19) e J24 e contará pontos para o Campeonato Estadual, organizado pela Federação de Vela do Rio Grande do Sul.