Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de julho de 2021
Mais de cem homens e cães farejadores trabalharam nas buscas aos corpos
Foto: SSPRS/DivulgaçãoO velório dos bombeiros Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, 51 anos, e Deroci de Almeida da Costa, 46 anos, ocorreu na sede do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, em Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (22). As homenagens fúnebres começaram ao meio-dia, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública) do RS.
Os bombeiros foram encontrados no prédio da SSP, consumido por um incêndio de grandes proporções, após uma semana de buscas. Mais de cem homens e cães farejadores trabalharam no local.
O governador Eduardo Leite decretou, na manhã desta quinta, luto oficial de três dias no Estado. “Precisamos prestar a devida homenagem aos nossos dois bombeiros militares, que foram devolvidos às suas famílias ontem, infelizmente, sem suas vidas, mas permitindo a essas famílias que façam a merecida despedida e a justa homenagem ao tenente Almeida e o sargento Munhós. Eles são a expressão da entrega dos nossos servidores da Segurança Pública, nessa nobre missão em que juram colocar a própria vida em risco para salvar outras vidas”, afirmou Leite.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também decretou luto oficial de três dias em homenagem aos mortos. Além disso, a Assembleia Legislativa vai entregar a Medalha do Mérito Farroupilha às famílias dos bombeiros no começo de agosto. A honraria deverá ocorrer no auditório Dante Barone, em formato híbrido, ou em espaço aberto, de acordo com a previsão do tempo.
Nota de pesar da prefeitura
“Com profundo sentimento de pesar, a Prefeitura de Porto Alegre decreta, nesta quinta-feira, 22, luto oficial de três dias em função do falecimento, em serviço, dos bombeiros Deroci de Almeida Costa e Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, que atuaram no combate ao incêndio que destruiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, no último dia 14. O luto oficial passa a contar a partir de hoje e está publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quinta-feira. Os corpos dos 1º tenente Costa e do 2º sargento Munhós foram encontrados pelas equipes de busca, nesta quarta-feira, 21, entre os escombros.”