Os trabalhos dos quatro primeiros vencedores da 13ª edição do Prêmio Festimalha estão sendo expostos no Museu da Moda (MUM), em Canela (RS), desde hoje, dia 15 de junho, até o dia 15 de julho. O primeiro lugar ficou a criação de Júlia Webber, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); o segundo colocado foi Nícholas Schuh, da Universidade do Vale do Itajaí; e o terceiro ficou com a Luciana Benetti, da Universidade Feevale.
Este ano, 16 criações de alunos de moda, estilo e design de universidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo disputaram a premiação, que tem como principal objetivo incentivar novos designers na criação de malha tricot, expandindo os horizontes profissionais e facilitando sua inserção nas empresas do setor.
Os trabalhos escolhidos foram avaliados levando em consideração à fidelidade ao tema, à inovação conceitual e comercial, à criatividade, à harmonia e unidade das peças, à profundidade de pesquisa, ao texto, à qualidade e à elaboração do produto final.