Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2019
A receita líquida total da indústria de bens de capital mecânicos do País atingiu R$ 5,3 bilhões em janeiro último num crescimento de 5,2% na comparação com o mesmo mês de 2018. Mas em relação a dezembro passado, o resultado representou uma nova queda (12,3%) – a terceira consecutiva.
O balanço foi apresentado nesta terça-feira (26) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) durante coletiva de imprensa na sua sede em São Paulo.
Segundo a entidade, era esperada uma queda em janeiro em função da sazonalidade, mas menos intensa – em dezembro o setor já havia registrado um decréscimo de 10,3% no faturamento.
O melhor desempenho observado na análise interanual se deve ao mercado doméstico que ampliou seus investimentos em 19,1% em relação ao mesmo período de 2018 mas nas exportações houve redução significativa. A recessão na economia argentina teve papel importante neste resultado.
A ABIMAQ projeta que este ritmo mais fraco nas vendas do setor – principalmente no mercado externo, reforça as expectativas de que em 2019 a taxa de crescimento deverá ficar relativamente abaixo da observada em 2018 que foi de 7% na comparação com 2017.