Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de dezembro de 2022
De acordo com economistas, os varejistas esperavam um crescimento um pouco melhor após a recessão dos primeiros anos da pandemia
Foto: ReproduçãoAs vendas do comércio físico brasileiro na semana do Natal, em comparação com o mesmo período de 2021, cresceram apenas de 0,4% segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.
De acordo com economistas, os varejistas esperavam um crescimento um pouco melhor após a recessão dos primeiros anos da pandemia, mas o impacto da inflação no bolso dos consumidores não permitiu a evolução dos gastos para a época.
Em relação ao final de semana do Natal, o crescimento também foi baixo, de 0,2%. Na análise da Serasa, uma série de fatores contribuíram negativamente para que a maior data comemorativa do ano tenha vendido menos do que vendeu durante a pandemia.
A alta da taxa de juros e a inadimplência dos consumidores são alguns dos agravantes para esse cenário. O 13º salário, antes utilizado para potencializar a atividade do comércio, também pode ter sido priorizado para o pagamento de dívidas pelos brasileiros.