Ícone do site Jornal O Sul

Vendas do comércio brasileiro aumentam em outubro

Enquanto a renda média do brasileiro subiu 19,7% em três anos, os alimentos ficaram 41% mais caros. (Foto: IBGE)

As vendas do comércio varejista brasileiro aumentaram 0,4% em outubro na comparação com setembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (08) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a outubro do ano passado, o setor registrou avanço de 2,7%. Com o resultado, no acumulado do ano o varejo apresenta crescimento de 1%. Nos últimos 12 meses, o índice está em 0,1%.

Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram crescimento em outubro ante setembro: móveis e eletrodomésticos (2,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2%), combustíveis e lubrificantes (0,4%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%).

Por outro lado, registraram quedas artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%), tecidos, vestuário e calçados (-3,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em outubro variou 0,5% frente a setembro e 0,3% contra outubro de 2021. O acumulado no ano é de -0,5% e, nos últimos 12 meses, de -1%.

Sair da versão mobile