O volume de vendas do comércio varejista brasileiro variou 0,1% em novembro na comparação com outubro, na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em relação ao mesmo mês de 2022, o volume de vendas cresceu 2,2% – a sexta variação positiva consecutiva. O acumulado no ano chegou a 1,7% e, nos últimos 12 meses, a 1,5%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 1,3% em novembro. A média móvel foi de 0,4%. O acumulado no ano chegou a 2,6% e, em 12 meses, a 2,3%.
A variação de 0,1% no volume de vendas do comércio varejista na passagem de outubro para novembro teve taxas positivas em seis das oito atividades pesquisadas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), móveis e eletrodomésticos (4,5%), tecidos, vestuário e calçados (3%), combustíveis e lubrificantes (1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%).
Por outro lado, dois dos oito grupamentos pesquisados apresentaram queda: livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%).
Já o comércio varejista ampliado, na série com ajuste sazonal, teve dois resultados positivos: veículos e motos, partes e peças, com 4%, e material de construção, com 0,4%,