Domingo, 22 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Vendas do comércio brasileiro recuam 1% em junho, mas acumulam alta de 5,2% no primeiro semestre

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro recuou 1% em junho na comparação com maio, quando houve aumento de 0,9%. Apesar da queda, no primeiro semestre deste ano o varejo acumula alta de 5,2% em relação ao mesmo período de 2023 e elevação de 3,6% nos últimos 12 meses.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 4% em junho ante o mesmo mês do ano passado, a 13ª taxa consecutiva no campo positivo.

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas variou 0,4% na passagem de maio para junho. Já na comparação com junho de 2023, houve recuo de 1,5%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quanto às atividades, houve equilíbrio entre os resultados negativos e positivos em junho em relação ao mês anterior. Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%), tecidos, vestuário e calçados (-0,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%) tiveram desempenho negativo.

Por outro lado, combustíveis e lubrificantes (0,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,2%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,8%) e móveis e eletrodomésticos (2,6%) cresceram de maio para junho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

14 milhões de reais são liberados pelo governo gaúcho para melhorias no aeroporto de Caxias do Sul
Governo de Nicolás Maduro rejeita relatório das Nações Unidas com críticas às eleições na Venezuela
https://www.osul.com.br/vendas-do-comercio-brasileiro-recuam-1-em-junho-mas-acumulam-alta-de-52-no-primeiro-semestre/ Vendas do comércio brasileiro recuam 1% em junho, mas acumulam alta de 5,2% no primeiro semestre 2024-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar