O volume de vendas do comércio brasileiro teve queda de 0,3% em outubro na comparação com setembro, após ter registrado crescimento de 0,5% no mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Cinco das oito atividades pesquisadas registraram taxa negativas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e móveis e eletrodomésticos (-0,1%).
Três grupamentos apresentaram alta: livros, jornais, revistas e papelaria (2,8%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%).
Em relação a outubro de 2022, o varejo variou 0,2%, o quinto resultado positivo consecutivo. No ano, o comércio acumula alta de 1,6% em relação ao mesmo período de 2022. O acumulado dos últimos 12 meses foi de 1,5%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas variou -0,4% em outubro frente ao mês anterior. A média móvel trimestral para o varejo ampliado foi de 0,1% no trimestre encerrado em outubro de 2023.
Em relação a outubro de 2022, o varejo ampliado cresceu 2,5%, o oitavo resultado positivo consecutivo. O acumulado no ano foi de 2,4% e, em 12 meses, de 1,8%.