Otimismo confirmado no maior evento destinada ao setor calçadista da América Latina. O grupo de 42 empreendimentos presentes no estande do Rio Grande do Sul na 45ª Couromoda comemora o crescimento de vendas no primeiro dia. Ao todo, foram fechados negócios no valor de R$ 2.423.199,00, acima dos R$ 2.389.214,00 alcançados no primeiro dia de evento no ano passado. A Couromoda começou no dia 15 e vai até 18 de janeiro no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme).
Os bons resultados conquistados até o momento acompanham a percepção geral de confiança, apesar da crise pela qual passa o País. “Agora, comemorando 45 anos, estamos passando novamente por um momento difícil. Os últimos três anos foram complicados, mas o setor soube, mais uma vez, adaptar-se ao momento do mercado. Em 2018, a expectativa é de recuperação”, disse Francisco Santos, presidente da Couromoda, na solenidade de abertura.
O gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae/RS, Marco Copetti, que acompanha os empreendedores do Estado, detalha os números registrados neste primeiro dia. “Foram comercializados 46.644 pares de calçados, produtos com maior valor agregado em 2018”, informa. “Outros dados interessantes são o crescimento de contatos com compradores, que chegaram a 708 no dia 15, acima dos 659 realizados no mesmo período do ano passado. Também o número de negócios iniciados está em alta. Foram 367, contra 290 no primeiro dia de feira em 2017”, compara. A expansão mais expressiva ocorreu no número de representantes contatados, que passou de 17 na edição anterior para 119 na feira atual.
O estande coletivo do Rio Grande do Sul é promovido pelo Governo do Estado, Sebrae/RS e Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV).