Os venezuelanos lideram, pela primeira vez, os pedidos de asilo nos Estados Unidos, com a classe média fugindo do colapso da economia do país dependente do petróleo.
Segundo dados do serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, 18.155 venezuelanos procuraram asilo no ano passado, um aumento de 150% desde 2015 e seis vezes o registrado de 2014. Os cidadãos chineses ficaram em segundo lugar na lista, com 17,745 solicitações.
A Venezuela emergiu entre os dez países com mais requerentes de asilo meses após protestos de rua, por vezes violentos, no início de 2014 que exigiam a saída do presidente Nicolás Maduro.
Mesmo em meio a uma ampla campanha de detenções e assédio aos críticos do governo, menos de 100 venezuelanos procuravam asilo a cada mês até 2014. Já em dezembro do ano passado foram feitas 2.334 solicitações.
“O ritmo de aumentos é alarmante”, afirmou ele, cujo grupo teve acesso a dados não publicados em uma reunião em 8 de fevereiro entre as autoridades dos Estados Unidos e advogados de imigração.
Em 2015, a Venezuela também estava entre os 10 países com o maior número de cidadãos que excediam a duração do visto nos Estados Unidos, de acordo com uma estimativa do Departamento de Segurança Interna.
(AP)