Ventos de mais de 100 quilômetros atingiram a Fronteira Oeste e a Campanha na madrugada desta terça-feira (10), destelhando casas, derrubando postes e árvores. São Borja foi uma das cidades mais afetadas. Em Bagé, o vendaval chegou a 144 quilômetros por hora.
Lonas estão sendo distribuídas nos municípios afetados, e o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em algumas localidades. Não há registro de vítimas. A MetSul Meteorologia alerta que intensas áreas de instabilidade se formam no começo desta terça-feira (10) no Oeste do Rio Grande do Sul com chuva forte a torrencial e temporais, marcando o início de período de instabilidade que vai até o final da semana.
No decorrer da terça, a chuva alcança as demais regiões do Estado com risco de ser forte a intensa e acompanhada de temporais de raios e granizo isolado. Volumes de chuva podem ser muito altos a excessivos em poucas horas durante a terça, com marcas perto ou acima de 100 milímetros em pontos do interior, o que traz a ameaça de alagamentos. Segue a instabilidade até sexta-feira (13) com períodos de melhoria, mas ainda pode ocorrer chuva forte localizada com temporais isolados.
Os volumes de chuva, segundo a MetSul, em muitas cidades podem ser bastante altos no acumulado da semana, especialmente entre o Centro e o Oeste/Noroeste do Estado. Só no fim de semana o tempo deve firmar na maior parte do Estado.