Terça-feira, 04 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2024
O holandês Max Verstappen, da Red Bull, lidera o campeonato mundial de pilotos
Foto: Reprodução/Twitter/F1Max Verstappen aproveitou os erros nas estratégias dos adversários, assumiu a ponta e venceu o GP do Canadá de Fórmula 1, em Montreal, no domingo (9). A vitória ampliou a vantagem do holandês na liderança do campeonato mundial de pilotos. Lando Norris ficou em segundo lugar, e George Russell na terceira posição.
A corrida foi marcada pela chuva intermitente, com ultrapassagens emocionantes e muitas deslizadas dos carros na pista molhada. Leclerc teve problemas no motor e também sofreu com o erro da Ferrari na estratégia dos pneus, tendo que abandonar a prova.
Com a vitória, Verstappen foi a 194 pontos. Mas o abandono de Leclerc abriu o jogo na briga pela vice-liderança do campeonato: Norris, terceiro, está a sete pontos do ferrarista. No Mundial de equipes, a RBR segue absoluta, passando de 276 a 301 pontos.
“Foi uma corrida maluca. Muitas coisas aconteceram, tivemos que administrar bem as chamadas para os boxes. A equipe fez um ótimo trabalho, mantivemos a calma, paramos na hora certa. Aí o Safety Car chegou na hora certa para nós, mas, mesmo depois, administramos bem a situação. Foi uma corrida divertida, do tipo que é necessário de vez em quando, Mercedes e McLaren foram grandes rivais”, disse o vencedor.
Durante a corrida, o holandês comentou com sua equipe sobre um possível problema na suspensão do carro, mas, após a prova, o tricampeão mundial explicou que a Red Bull estava ciente do que se tratava. “Não foi um grande problema, sabíamos o que foi. O importante é que vencemos e ainda há espaço para melhorias”, explicou Verstappen.
Resultado
1) Max Verstappen (Red Bull) 70 voltas
2) Lando Norris (McLaren) 70
3) George Russell (Mercedes) 70
4) Lewis Hamilton (Mercedes) 70
5) Oscar Piastri (McLaren) 70
6) Fernando Alonso (Aston Martin) 70
7) Lance Stroll (Aston Martin) 70
8) Daniel Ricciardo (RB) 70
9) Pierre Gasly (Alpine) 70
10) Esteban Ocon (Alpine) 70
11) Nico Hülkenberg (Haas) 70
12) Kevin Magnussen (Haas) 70
13) Valtteri Bottas (Sauber) 70
14) Yuki Tsunoda (RB) 70
15) Zhou Guanyu (Sauber) 69
Out) Carlos Sainz (Ferrari) 52
Out) Alexander Albon (Williams) 52
Out) Sergio Pérez (Red Bull) 51
Out) Charles Leclerc (Ferrari) 40
Out) Logan Sargeant (Williams) 23