O Viaduto dos Açorianos, em Porto Alegre, está recebendo a implantação da sinalização viária definitiva. Trata-se de um dos serviços finais da obra de recuperação estrutural iniciada em fevereiro e que já atingiu os 95% de execução. Ao todo, estão sendo investidos R$ 1,33 milhão na intervenção. A liberação total para o trânsito deve ocorrer até o final de setembro.
“As fortes chuvas das últimas semanas fizeram com que tivéssemos de diminuir o ritmo dos serviços. Intervenções como a implantação da sinalização, revitalização dos passeios e pintura da estrutura não puderam ser executadas”, explica o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
Segundo o secretário, além da recuperação estrutural – maior obra já executada na história do viaduto – decidiu pela revitalização da construção e seus entornos. “Entregaremos um Viaduto dos Açorianos com nova pavimentação, pintura, passeios recuperados e nova iluminação com lâmpadas LED”, completa.
A implantação da sinalização, que ocorre nos 202 metros da parte superior da estrutura, vem sendo realizada pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
“A Borges de Medeiros é um dos acessos mais importantes que liga o Centro à Zona Sul da Capital. Além de voltar ao sentido inicial, a sinalização será ampliada para qualificar a mobilidade urbana”, destaca o diretor técnico da EPTC, Flávio Caldasso.
Os serviços de pavimentação, que ocorreram no viaduto e vias de acesso, foram executados pela Direção Geral de Conservação de Vias da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.