Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2022
Como sugestão, o chef recomenda desta vez uma exótica iguaria em alta nos mais sofisticados restaurantes: o Adobong.
Foto: Asiana/DivulgaçãoO restaurante Asiana, em Porto Alegre, tem novidades no cardápio motivadas por pedidos de clientes, estudos de sabores que já vinham sendo desenvolvidos pelo chef Victor Jongh e, ainda, uma viagem à Ásia feita por dois dos sócios. Jocelito Laste e Tommy Zimmermann passaram um período, principalmente, na Tailândia e fizeram uma imersão na cultura, hábitos, e principalmente, na culinária local. Segundo Jocelito, existe uma tendência de crescimento da procura pela culinária asiática. “É uma comida leve e natural, muita rica em sabores”, destacou.
Na bagagem, trouxeram, além de experiências inesquecíveis, percepções que o chef Victor transformou em novas receitas, incluídas no menu do restaurante especializado na culinária asiática, que contempla países como Japão, China, Laos, Malásia, Tailândia, Indonésia, Coréia, Cambodja e Mongólia. De acordo com Tommy, a viagem mostrou que o cardápio do Asiana está muito próximo da gastronomia asiática e tailandesa em particular. “Fiquei muito feliz em perceber que estamos bem alinhados com a culinária da Tailândia, já que 90% dos pratos que vimos já são feitos no Asiana”, destacou.
Entre as novidades, estão o Kao Moo Dang (barriga de porco cozida com five spices e arroz jasmim). As sobremesas também receberam atenção especial com mais opções: o Khao Niao Mamuang (arroz cozido no leite de coco com manga) e o Itim Kati (sorvete de coco artesanal servido no coco). A ideia é manter a base do cardápio, mas incluir novos pratos para diversificá-lo ainda mais. Como sugestão, o chef recomenda desta vez uma exótica iguaria em alta nos mais sofisticados restaurantes: o Adobong Pugita (polvo cozido com shoyo, alho, cebola e tomate cereja), receita inspirada na culinária das Filipinas. A gastronomia filipina é rica e diferenciada, já que o país abrange mais de 7 mil ilhas e traz influências árabe, mexicana, chinesa e até indiana, primando pela mistura de sabores fortes e ingredientes frescos.
Já entre as releituras do chef Victor, estão o Pad Nam Prik Moo (barriga de porco salteada com pimenta artesanal, vagem e cebola); o Dakgangjeong (frango frito coreano); a Pad Kee Mao (massa salteada com frutos do mar); o Larb Salmon (salada de salmão); o peixe crocante; o Crying Tiger Steak (filé com molho picante); a Kluai Buat Chi (banana cozida no leite de coco com sorvete de baunilha) e o Tuna Tataki (lombo de atum em crosta de gergelim), originário do Japão. “No Asiana, zelamos pela qualidade e pelo padrão. Para montarmos um cardápio, existe todo um estudo sobre a cultura, a culinária, os pratos, os temperos, enfim, sobre tudo que envolve as receitas tradicionais e, muitas vezes, milenares desses países asiáticos. Aliamos a tradição com técnicas modernas”, explica o chef.
Voltar Todas de Dicas de O Sul