Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Vice-presidente da República diz que não teve “nenhuma conversa” com Lula sobre deixar ministério

Compartilhe esta notícia:

O vice-presidente cumpriu agenda no Rio Grande do Sul na sexta-feira

Foto: Cadu Gomes/VPR
O vice-presidente cumpriu agenda no Rio Grande do Sul na sexta-feira. (Foto: Cadu Gomes/VPR)

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesse domingo (6) que não teve “nenhuma conversa” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre uma possível saída do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Desde o começo do governo, Alckmin acumula a Vice-Presidência com o cargo de ministro da pasta.

“Não tive com o presidente nenhuma conversa a esse respeito. Mas vamos conversar. Cargo de ministro é de confiança do presidente da República. A minha disposição é ajudar, é servir, ajudar o Brasil e colaborar com o governo do presidente Lula”, declarou Alckmin.

Uma das ideias em estudo para dar mais espaço ao Centrão na Esplanada dos Ministérios e facilitar a aprovação dos projetos do governo no Congresso Nacional seria retirar Alckmin do ministério e dar a ele o comando da execução do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que ficaria sob o guarda-chuva da Vice-Presidência.

Lula teria sinalizado, entretanto, que não irá tomar nenhuma decisão em relação ao vice-presidente que não seja do agrado do ex-tucano. O nome de Alckmin também é ventilado por integrantes do Centrão como provável substituto de José Múcio Monteiro no Ministério da Defesa.

Questionado por jornalistas sobre a possibilidade de assumir o comando do futuro PAC, que deve ser anunciado oficialmente no fim desta semana pelo governo federal, o vice-presidente afirmou que, até o momento, essa possibilidade “não existe”.

Mas pontuou que ainda irá conversar com Lula. “Ministério é cargo do presidente da República. Minha disposição é de ajudar, colaborar. Eu vi na imprensa que teria tido uma conversa com o presidente, não teve nenhuma conversa”, acrescentou.

Alckmin avaliou ainda que o Brasil está vivendo um “bom momento”. “O caminho é o dialogo, ouvir bastante. Quando a gente ouve mais, erra menos”, declarou.

O vice-presidente também voltou a defender mais cortes nos juros básicos da economia. Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu a taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano. Esse foi o primeiro corte em três anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Guarda Municipal prende dois criminosos após assalto no Parque da Redenção, em Porto Alegre
Supremo suspende julgamento sobre prisão imediata após condenação pelo Tribunal do Júri
https://www.osul.com.br/vice-presidente-da-republica-diz-que-nao-teve-nenhuma-conversa-com-lula-sobre-deixar-ministerio/ Vice-presidente da República diz que não teve “nenhuma conversa” com Lula sobre deixar ministério 2023-08-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar