Gasparotto
“O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade.”
Joseph Addison
- A primavera desastrosa, variando dia a dia, prejudicaram os jardins. Conversei sobre o fenômeno com Joselani Amorim, engenheira agrônoma que dedica-se à área de jardins há aproximadamente 15 anos.
- Josie, do signo de Sagitário, tem predileção pelos esportes marítimos, e comenta que o interesse pela área do paisagismo iniciou ainda na graduação de agronomia, com as disciplinas de floricultura e paisagismo. Continuou com uma bolsa de iniciação científica no departamento de paisagismo. Ainda na faculdade, iniciou um estágio no Escritório de paisagismo da poderosa Susana Nedel, onde dedicou-se a execução de jardins e assistência técnica durante uma década.
- Já há algum tempo dirige sua empresa, a Preserve. Seu escritório proporciona serviços com projetos de paisagismo e irrigação, execução, manutenção e consultoria para jardins. Atualmente está um pouco distante da vida esportiva, mas por uma ótima razão: os cuidados com a filha, Luiza.
Pedimos três dicas para a estação que está chegando:
- Limpeza – Sempre retirar as folhas amareladas e manchadas, assim como flores e galhos secos. Isto mantém as plantas mais bonitas e saudáveis. Os inços (plantas daninhas), também aparecem em maior quantidade nesta época, e devem ser eliminados com as raízes.
- Irrigação – Molhar o jardim nas horas mais frescas do dia, isto é, antes das 09 horas e depois das 19 horas, evitando que o sol queime as folhas molhadas, devido ao cloro presente na água, e reduzindo o consumo de água por evaporação.
- Adubação – Regar as plantas a cada 15 dias com um fertilizante liquido diluído em água. Isso garante a nutrição das mudas, otimizando o florescimento e o desenvolvimento do jardim.