Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de novembro de 2015
Imagens feitas por uma passageira de um cruzeiro nas Bahamas mostram o momento em que um brasileiro de 35 anos que estava na embarcação caiu no mar.
Bernardo Albaz era passageiro do navio da Royal Caribbean Cruises, e o acidente aconteceu na última sexta-feira (6). A Guarda Costeira dos Estados Unidos chegou a fazer buscas por ele, mas encerrou os trabalhos no sábado (7) e enviou condolências aos familiares do brasileiro.
O vídeo mostra Bernardo agarrado ao navio, se segurando por uma parte de fora da embarcação. Ao que parece, quando ele pega impulso para tentar subir, ele acaba caindo no mar. Muitos gritos dos outros passageiros que tentavam ajuda-lo são ouvidos na gravação.
O navio Oasis of the Seas relatou o desaparecimento do homem perto da 1h (3h, no horário de Brasília) de sexta-feira, dizendo em um comunicado que membros da tripulação o viram “passar pela lateral do navio intencionalmente”.
A busca feita por equipes em aviões e helicópteros ao longo da sexta-feira cobriu uma área de 931 milhas náuticas quadradas, disse a guarda-costeira dos EUA.
“Gostaríamos de estender nossas mais profundas condolências aos entes queridos e a todos que foram afetados por essa tragédia”, disse o capitão Todd Coggeshall, chefe da coordenação de resposta no 7º distrito da guarda-costeira norte-americana.
O Oasis of the Seas tem capacidade para mais de 5.000 passageiros e sua tripulação é de aproximadamente 2.400 pessoas.
O advogado da família de Bernardo afirmou que o incidente “não foi suicídio”. Segundo Winkleman, o brasileiro, que estava no navio com seu marido, foi alvo de comentários e piadas preconceituosas contra homossexuais feitos por funcionários do cruzeiro. Ele teria ficado nervoso e acabou caindo da sacada da cabine onde estava hospedado.
Em comunicado emitido na noite de sábado, a Royal Caribbean assinalou que a equipe do cruzeiro “não teve nenhuma briga física com o passageiro e foi incapaz de prevenir seu salto da varanda do camarote”. Segundo a empresa, o incidente ocorreu depois que o brasileiro e seu marido discutiram. (AG)