Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2022
O conteúdo abordado será relacionado com boas práticas de manipulação aplicada às feiras.
Foto: Pedro Piegas/PMPAA Equipe de Vigilância de Alimentos de Porto Alegre (EVA/DVS), realiza dois encontros de capacitação em dezembro dirigidos a feirantes. Nesta segunda-feira (5), o evento será para comerciantes dos ramos de panifício, massas e biscoitos, das 9h às 12h; no dia 12, para os que vendem frutas, das 10h40min às 12h. Os encontros serão realizados na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, na avenida Padre Cacique, 372, no segundo andar.
Em ambos os encontros será abordado conteúdo relacionado com boas práticas de manipulação aplicada às feiras, exigências documentais e repasse da atualização do regramento sanitário para comércio de alimentos em feiras de ruas. O objetivo é reduzir riscos à saúde do consumidor, promover melhorias contínuas nos processos de comercialização e segurança dos alimentos e orientação ao setor regulado.
O processo de capacitação foi iniciado em outubro, quando dois encontros foram realizados. Do primeiro, participaram 19 feirantes que comercializam produtos de origem animal, como embutidos e queijos em feiras da Capital. Do segundo, 22 que comercializam pastéis e outros alimentos prontos para o consumo. “Esses dois ramos de atividades foram elencados como prioridade na Equipe de Vigilância de Alimentos, por apresentarem maior riscos de transmissão de doença transmissível por alimento e necessitarem de pia e kit para higienização de mãos”, explica a chefe da EVA, Nayara Poleto.
Além das capacitações, a EVA realiza vistorias nas feiras, para avaliar a aplicação das boas práticas dos feirantes.