Ícone do site Jornal O Sul

Vinte criminosos são presos durante operação contra grupo que era liderado por Nego Jackson, morto na Penitenciária de Canoas

Cerca de 90 policiais cumpriram 51 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a Operação Aliança para desarticular uma organização criminosa responsável por abastecer com drogas e armas Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana. Um dos líderes do grupo era Jackson Peixoto Rodrigues, conhecido como Nego Jackson. Ele foi morto a tiros dentro da Penitenciária Estadual de Canoas em novembro do ano passado.

Cerca de 90 policiais cumpriram 51 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, em Porto Alegre, Charqueadas, Montenegro, Arroio dos Ratos e Canoas. Vinte criminosos foram presos.

Segundo o delegado Joel Wagner, a investigação iniciou em março de 2023, quando um indivíduo foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes. Na ocasião, foram apreendidas porções de crack e maconha. Apurou-se que o criminoso atuava sob as ordens de líderes de uma organização criminosa que opera nos bairros Cascata, Glória e Vila Jardim e nas vilas Buraco Quente e Monte Cristo, em Porto Alegre.

“A investigação também revelou que o indivíduo, inicialmente preso em flagrante, era peça-chave nas operações da organização criminosa, envolvendo-se diretamente na compra e venda de drogas e armas, além de articular atividades como distribuição de entorpecentes, coleta de lucros ilícitos, lavagem de dinheiro e logística de transporte e armazenamento”, explicou o delegado.

Conforme o diretor de Investigações do Denarc (Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico), delegado Alencar Carraro, a Operação Aliança faz parte da estratégia da Polícia Civil de enfraquecer o poder financeiro e estrutural das organizações criminosas, sobretudo, de reforçar a presença do Estado em áreas conflagradas pelo tráfico.

Sair da versão mobile