Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2017
Em 2017, a Violência contra a Mulher será o tema da campanha “O Mundo Unido pela Vida” promovida pela ALPAR – Associação Latino-Americana de Cemitérios e Serviços Funerários, em parceria com o Grupo Cortel.
De acordo com o Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no país. No ano passado, somente na cidade de Porto Alegre, 359 mulheres foram assassinadas ou sofreram tentativa de assassinato por sua condição sexual, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A ONU destaca que a taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior do mundo.
Este ano a ação será realizada domingo (20) no Parque Farroupilha, próximo ao Monumento ao Expedicionário, entre às 10h e 14h. No local, serão fixados 359 cata-ventos representando o número de feminicídios (consumados ou tentativas) ocorridos na capital gaúcha em 2016.
Os cata-ventos com duas hélices na cor branca e uma na cor lilás, simbolizarão o índice divulgado pela ONU de que uma em cada três mulheres em todo mundo já sofreu algum tipo de violência ao longo da vida.
No local, serão distribuídos ao público materiais informativos relacionados aos canais de denúncia, prevenção e informação, dedicados especialmente às mulheres em situação de vulnerabilidade.
“O Mundo Unido pela Vida” é uma campanha mundial da Associação Latino- Americana de Cemitérios e Serviços Funerários (ALPAR) que acontece desde 2012 e no Rio Grande do Sul conta com a parceria do Grupo Cortel. No ano passado, a campanha contou com a participação de 45 mil pessoas em mais de 30 países.
Serviço – O Mundo Unido pela Vida
Local: Parque Farroupilha/Redenção
(Proximidades do Monumento ao Expedicionário)
Data: 20 de agosto (domingo)
Horário: das 10h às 14h