Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2015
Com a regência de Tiago Flores, Orquestra de Câmara da Ulbra terá a participação de um dos mais importantes violoncelistas da atualidade, Romain Garioud, no concerto que realiza neste domingo (2). A apresentação faz parte da programação do Domingo Clássico Juvenil e ocorre, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). A entrada é franca.
No programa, o destaque fica por conta de “Concerto para Violoncelo e Orquestra em Dó Maior”, de Joseph Haydn, e duas músicas da banda Apocalyptica: “Hope” e “Heat”. Apocalyptica é uma banda finlandesa que surgiu em 1993 e é reconhecida pela sua especialidade: o “symphonic metal” (heavy metal com aspectos de sinfonia), tocando também música clássica. O grupo é formado por três exímios violoncelistas e um baterista.
Além destas peças, o repertório traz “Sinfonia n° 29, em Lá maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Escrita em 1774, trata-se, junto com as Sinfonias nº 25, 39,40 e 41, de uma das mais conhecidas do compositor austríaco.