Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Visconde de São Leopoldo tem nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria. Iniciativa é do IARGS

Compartilhe esta notícia:

(Foto: reprodução)

O IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul) irá inscrever o nome de José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, de acordo com a Lei nº 13.599. Com páginas de aço, o livro fica guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília e, quem tem o nome inscrito, adquire o status de herói nacional.

Tal Lei foi iniciativa do IARGS, por meio da Presidente Sulamita Santos Cabral, e contou com o apoio da Ordem dos Advogados – Seccional Rio Grande do Sul, do Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul, e da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Trata-se de uma vitória conjunta, que registra o justo reconhecimento pelos inúmeros feitos de Visconde de São Leopoldo em prol do País.

O projeto de Lei foi apresentado em 2013 na Câmara Federal pelo Deputado Federal Giovani Cherini e, após aprovado, foi remetido em 2015 ao Senado, tendo como relator o Senador Lasier Martins.

No livro, constam inscritos os nomes de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, sendo o primeiro; Zumbi dos Palmares; Dom Pedro I; Santos Dumont; Anita Garibaldi; entre outros.

José Feliciano Fernandes Pinheiro foi um eminente estadista, advogado, escritor, historiador e um dos maiores representantes da nossa tradição política. Partiu dele a histórica proposta de criar o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil, concretizada por meio de Ato Imperial no dia 11 de agosto de 1827, com a criação das Faculdades de Direito em São Paulo e Olinda. Foi o primeiro Presidente da Província de São Pedro, , que foi a primeira denominação do Estado do Rio Grande do Sul, permanecendo até 1826, onde fundou a primeira tipografia e recebeu a primeira leva de imigrantes alemães em São Leopoldo

Foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sendo eleito primeiro presidente perpétuo, contribuído, também para a ampliação e manutenção dos trabalhos da Santa Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Fazenda Quinta da Estância oferece opções de diversão no verão longe da praia
Capitania Fluvial de Porto Alegre celebra 170 anos
https://www.osul.com.br/visconde-de-sao-leopoldo-tem-nome-inscrito-no-livro-de-herois-da-patria-iniciativa-e-do-iargs/ Visconde de São Leopoldo tem nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria. Iniciativa é do IARGS 2018-01-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar