Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2024
A terça-feira será marcado por dois eventos: o Seminário Regional de Irrigação e o Festival Regional de Pratos Derivados da Soja.
Foto: DivulgaçãoTrinta e nove excursões estão confirmadas, iniciando nessa segunda-feira (2) até a sexta-feira (6), para participar das visitas guiadas que acontecem na Exporural e nos Caminhos da Soja. A ação é resultado da parceria entre Fenasoja 2024, Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e empresa Ouro e Prata, que disponibilizou transporte aos mais de 1750 agricultores vindos de diferentes pontos do Noroeste gaúcho. Além disso, outras comitivas de produtores e técnicos já confirmaram presença para as palestras técnicas e seminários a serem realizados durante a semana. As atrações permanentes também já receberam milhares de visitantes nos três primeiros dias feira.
As primeiras excursões, vindas de Porto Xavier, Doutor Maurício Cardoso, Tucunduva, Ubiretama, Porto Lucena, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões e Vitória das Missões foram recebidas nesta segunda-feira (02). No espaço destinado à Emater/RS-Ascar na Exporural, os grupos puderam conferir temas como defesa sanitária animal, secagem e armazenagem de grãos, irrigação, forrageiras anuais e perenes, apicultura, energias renováveis, práticas conservacionistas de solos, meliponicultura, segurança e soberania alimentar, plantas bioativas, embelezamento de arredores, evolução da soja, horta doméstica e políticas executadas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Junto aos Caminhos da Soja, acompanharam o resgate da história da agricultura na região de Santa Rosa, desde o sistema adotado pelos guaranis e reduções jesuítas, passando pelo sistema colonial e pela Revolução Agrícola, chegando à contemporaneidade. O atrativo preparado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2024 deve receber milhares de visitantes até o próximo domingo (08).
Além das atrações permanentes, a Emater/RS-Ascar estará envolvida com a organização e apoio de diversos eventos, que devem receber excursões. A terça-feira (3) será marcada por dois importantes eventos: o Seminário Regional de Irrigação promovido pela Seapi e Emater/RS-Ascar, no auditório central, e o Festival Regional de Pratos Derivados da Soja, promovido pela Instituição e pela Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja, junto ao Pavilhão da Terceira Idade, ambos às 10h.
A palestra técnica “Bioinsumos: potencial de uso na agricultura”, com o técnico Rodrigo Scolaro, da Bio Certo Ltda, será na quarta-feira (04), no Centro Administrativo do Parque, a partir das 13h30.
Já o evento técnico “Paisagismo: por mais espaços criativos e acolhedores”, com a engenheira agrônoma e extensionista rural da Emater/RS-Ascar Márcia Dezen, será na sexta-feira (06), às 10h, no Pavilhão da Terceira Idade.
Excursões programadas:
Além dos grupos recebidos nesta segunda-feira, excursões partem na terça-feira (03) de Boa Vista do Buricá, Horizontina, São Paulo das Missões, Rolador, Eugênio de Castro, Sete de Setembro, São Nicolau, Porto Vera e Cruz e Senador Salgado Filho; na quarta-feira (04), de Santo Cristo, Alecrim, Guarani das Missões, Roque Gonzales, Salvador das Missões, São José do Inhacorá e Independência; na quinta-feira (05) de São Luiz Gonzaga, Dezesseis de Novembro, Santo Ângelo, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado e Giruá; e na sexta-feira (06/12), de Porto Xavier, Porto Lucena, Campina das Missões, São Pedro do Butiá, Nova Candelária e Cândido Godói.
Também serão recebidas comitivas no final de semana, vindas de Alecrim, Santo Cristo e São Miguel das Missões.