Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2015
O livro “Histórias de Viamão – Histórias do Rio Grande”, do viamonense Vítor Ortiz, apresenta uma síntese do conturbado contexto político da Velha República na antiga capital gaúcha. Após os lançamentos em Viamão e no Rio de Janeiro, na Lapa, o livro será lançado em Porto Alegre neste sábado (19), às 11h, na Palavraria (Vasco da Gama, 165).
A obra investiga os reflexos causados em Viamão pela Revolução Federalista (1893) e o Levante Maragato (1923), as duas guerras civis que abalaram o Rio Grande entre a Proclamação da República (1889) e a Revolução de 1930. As histórias narradas são protagonizadas por quatro personagens reais: os coronéis pica-paus Marcos de Andrade e Acrysio Prates; o caudilho maragato Chico Marinho e o estancieiro Serapião José Goulart, antigo proprietário da Fazenda Boa Vista.
Editado pela Libretos, o livro foi integralmente patrocinado por um sistema de apoio e venda antecipada chamado crowdfunding. Ao todo foram impressos 2 mil exemplares, dos quais 1,2 mil foram vendidos antecipadamente.
SERVIÇO
Lançamento de “Histórias de Viamão” de Vítor Ortiz
Sábado (19), às 11h
Palavraria (Vasco da Gama, 165)
Editora Libretos
156 páginas