Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 16 de janeiro de 2024
Após a vitória, Trump criticou o atual presidente dos EUA, Joe Biden, e afirmou que o país está sendo "totalmente destruído".
Foto: Fotos PúblicasO ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu com folga as primeiras prévias entre os republicanos para a disputa pela Casa Branca, na noite de segunda-feira (15). A votação, chamada de “caucus”, ocorreu no Estado de Iowa.
Trump obteve 51% dos votos, com 20 delegados, seguido por Ron DeSantis (21,2%, oito delegados), Nikki Haley (19,1%, sete delegados) e Vivek Ramaswamy (7,7%, três delegados).
Em pronunciamento, Trump comemorou a vitória e parabenizou os concorrentes republicanos. Ele agradeceu aos eleitores e companheiros de partido pela votação.
Trump também criticou o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e afirmou que o país está sendo “totalmente destruído”. “Nós eramos uma grande nação há três anos e, hoje, as pessoas estão rindo de nós”, disse.
No discurso, o pré-candidato também falou sobre políticas de imigração, afirmando que os Estados Unidos estão sofrendo uma “invasão” e que são necessárias deportações.
Início da disputa
Esse é o pontapé inicial para a disputa presidencial nos Estados Unidos. O país realizará eleições em novembro. Apesar de representar apenas 1% dos delegados republicanos em todo o país, a votação de segunda-feira em Iowa funciona como o primeiro termômetro do pleito. Após o resultado, o candidato Vivek Ramaswamy resolveu desistir da disputa e apoiar Donald Trump.