Em partida que marcou o retorno da capacidade de torcedores na Arena, o Grêmio venceu de virada o lanterna Atlético-GO por 3 a 1 na tarde desse sábado (26), em partida da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado fez o Tricolor subir da 11ª para a 9ª posição (38 pontos), afastando-se da zona de rebaixamento e de volta à de classificação para a Copa Sul-Americana.
O Grêmio teve o amplo domínio do primeiro tempo, entretanto, foi o Atlético-GO que abriu o placar na Arena. Derek abriu o placar para o Dragão, enquanto Soteldo, Pepê e Villasanti marcaram para o Tricolor gaúcho.
Fortemente afetado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, o estádio da Zona Norte de Porto Alegre permaneceu interditado por longo período, até seu funcionamento ser retomado com aumento progressivo da de sua capacidade nas arquibancadas. Esse sábado marcou, 175 dias após o fechamento, o retorno da normalidade, com o comparecimento de quase 37 mil torcedores.
A partida
O Grêmio teve o amplo domínio do primeiro tempo, entretanto, foi o Atlético-GO que abriu o placar na Arena. Aos 25 minutos, Jemerson derrubou Gabriel Baralhas dentro da área e a árbitra Edina Alves Batista prontamente assinalou a penalidade.
Na batida, Marchesín chegou a defender, mas Derek aproveita o rebote e marcou o gol do Dragão. Em busca do empate, o Grêmio seguiu pressionando e, aos 39, obteve resultado. Após a bola atravessar a área, sobrou nos pés de Soteldo, que limpou a jogada e chutou para dentro do gol, empatando o jogo antes do intervalo.
O Tricolor voltou para a etapa final em busca dos três pontos. Com pouco mais de 10 minutos em campo, Aravena encontrou Pepê livre, que bateu de primeira de fora da área e virou o placar para o Grêmio. Os mandantes seguiram pressionando e, aos 37, ampliaram a vantagem com Villasanti.
O Grêmio terá a semana cheia para treinar e volta a campo somente no próximo sábado (02), quando enfrenta o Fluminense, às 21h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Já o Atlético-GO terá mais tempo, já que encara o Atlético-MG, na quarta-feira (06), às 21h, no Antônio Accioly.
Ficha Técnica
– Grêmio: Marchesín; João Pedro, Jemerson, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti e Pepê (Ronald); Monsalve (Edenilson), Soteldo (Pavón), Aravena (Cristaldo); Braithwaite (Arezo). Treinador: Renato Gaúcho.
– Atlético-GO: Ronaldo; Bruno Tubarão, Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão (Shaylon); Roni, Baralhas e Rhaldney (Lacava), Alejo Cruz, Derek (Hurtado) e Luiz Fernando (Janderson). Treinador: Umberto Louzer.
– Arbitragem: Edina Alves Batista (SP), assistida por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Luis Marques (SP). No VAR, Thiago Duarte Peixoto (SP).