Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de junho de 2024
Apesar da vitória, o Tricolor gaúcho não deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAO Grêmio derrotou o Fluminense nesse domingo (30) por 1 a 0, no estádio Centenário em Caxias do Sul, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da vitória, a equipe gaúcha permanece na zona de rebaixamento da competição, com 10 pontos e na 18° colocação. O próximo compromisso do Tricolor será na quinta-feira (4) contra o Palmeiras, em Caxias do Sul.
Em sua primeira partida no Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, o Grêmio começou a partida pressionando em busca do gol. As melhores chances surgiram com Reinaldo, Gustavo Gomes e Edenilson, mas Fábio e a zaga do Fluminense bloquearam as finalizações. O clube gaúcho dominou as ações no primeiro tempo.
O primeiro tempo foi marcado por pressão do Grêmio. Logo no primeiro minuto, João Pedro cobrou lateral para Pepê e a bola saiu pela linha de fundo. Na sequência, Dodi fez linda jogada, foi avançando e cruzou para a área, mas não alcançou Gustavo Nunes. O atacante ainda conseguiu recuperar a bola e Reinaldo chutou nas mãos de Fábio. O Tricolor seguiu no campo de ataque e Gustavinho novamente foi acionado, mas o chute parou em Fábio. Edenilson insistiu na jogada, mas a zaga do Fluminense afastou. Os adversários tentaram chegar ao gol de Marchesín, mas Rodrigo Ely cortou.
Os minutos seguintes foram de embate entre Pavón e Fábio. Aos 25, o ponta chutou forte e a bola foi para fora. No lance seguinte, ele recebeu livre e tentou novamente balançar as redes do goleiro adversário, mas a bola foi para a linha de fundo. Na sequência, Pavón cruzou na área, mas a bola chegou adiantada e não encontrou Edenílson. Aos 31, novamente perigo para a meta de Fábio, desta vez com Dodi, que chutou e a bola passou rente à trave.
Marchesín foi acionado aos 37, após cobrança de falta perigosa para o Fluminense. O arqueiro fez grande defesa e a bola sobrou para Thiago Santos, que furou. A sequência foi de boas oportunidades para o Grêmio. Já nos minutos finais, Gustavo limpou a jogada e Cristaldo chutou, mas a bola parou nas mãos de Fábio.
A pressão se manteve até o último lance, quando Fábio defendeu em duas oportunidades. Pavón dominou na esquerda e soltou uma bomba. O goleiro se esticou e defendeu, colocando a bola para escanteio. Na batida, Ely cabeceou nas mãos do arqueiro. A etapa inicial terminou sem gols.
Segundo tempo
O Grêmio voltou sem alterações para a etapa final. A pressão, que se manteve por grande parte do primeiro tempo, seguiu e, aos 15, teve resultado. Cristaldo encontrou João Pedro, que tocou para trás e Gustavo Nunes finalizou de primeira, abrindo o placar para o Tricolor. A primeira troca aconteceu aos 23, quando Renato colocou Felipe Carballo e Galdino nos lugares de Edenílson e Pepê. Os próximos minutos foram de equilíbrio, sem grandes chances. Até que, aos 33, Gustavo Nunes cruzou em profundidade para Reinaldo. O lateral chutou direto e Fábio colocou para escanteio. Aos 38, mais duas trocas: Du Queiroz e Nathan Fernandes entraram e Cristaldo e Pavón saíram.
Com o resultado, o Grêmio chega aos dez pontos e retoma seus jogos no Rio Grande do Sul com a vitória. Na próxima rodada, o Tricolor encara o Palmeiras, no Centenário, em Caxias do Sul.
Ficha técnica
Grêmio – Marchesin; João Pedro, Geromel, Rodrigo Ely e Reinaldo; Pepê (Everton Galdino), Edenilson (Carballo) e Dodi (Natã); Cristaldo (Du Queiroz), Gustavo Nunes Nunes e Pavon (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Portaluppi.
Fluminense – Fábio; Samuel Xavier, Marlon (Kaua Elias), Antonio Carlos e Marcelo (Diogo Barbosa); Thiago Santos, Martinelli e Gabriel Pires (PH Ganso); Terans (Jan Lucumi), Keno e Cano (John Kennedy). Técnico: Marcão.
Arbitragem – Paulo Cesar Zanovelli (Fifa/MG); Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG), Fernanda Nandrea Gomes Antunes (Fifa/MG) e Igor Junio Benevenuto (Fifa/MG).