Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de janeiro de 2025
Com a voz embargada de emoção, Fernanda Montenegro revelou nessa segunda-feira, dia 6, que a vitória de sua filha, Fernanda Torres, no Globo de Ouro como Melhor Atriz em Drama por “Ainda Estou Aqui” era algo que ela já pressentia. “A gente, no caso, eu digo a gente, mas eu sabia que ela ia ganhar. Que mistério é esse, eu não sei, mas eu sabia que minha filha ia ganhar esse prêmio. E ganhou.”
A conquista de Torres pelo papel no filme “Ainda Estou Aqui” marca um momento histórico para o cinema brasileiro e um reconhecimento que, segundo Montenegro, transcende o talento individual da filha. “É uma convergência para uma vocação que ela herdou, certamente, de mim. Porque a partir de mim, que comecei um processo de vir para o palco, de vir para uma filmagem, de vir para um estúdio de novela, vir para encontros de leitura, vir para fora.”
No discurso, Montenegro revisitou os primeiros passos da filha na atuação, lembrando sua estreia no grupo “O Tablado” de Maria Clara Machado, aos 12 anos. Desde então, Fernanda Torres trilhou uma carreira marcada por papéis emblemáticos, como os filmes Inocência (1983), A Marvada Carne (1985) e Eu Sei Que Vou Te Amar (1986), este último que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
“Desde os 12 anos, no grupo ‘O Tablado’, a Nanda já acontece como ser criativo. Cenicamente, é uma vocacionada desde cedo”, destacou Montenegro em uma carta elaborada para melhor se expressar perante tanta emoção, como explicou. Ela também relembrou trabalhos realizados juntas, como Casa de Areia e produções teatrais que cruzaram as fronteiras do país.
“A Golden Globe reconhece, pontua e ilumina essa grande atriz brasileira que é Fernanda Torres. É um fato difícil de se alcançar. Eu sei na pele. Como artistas, criadores, nós somos representantes de uma cultura altamente referencial, mas abaixo da linha do Equador. De vez em quando, nós conseguimos atravessar essa linha e temos o reconhecimento internacional do nosso talento amplo e irrestrito.”
“Bravo, minha filha. Bravo e bravo”, finalizou na carta lida ao vivo. “Eu vivi para ver isso. Eu vi uma transferência vocacionada nessa dimensão para Nanda, como atriz”, disse.
Questionada sobre como a filha lidava com a pressão de carregar o título de “filha de Fernanda Montenegro”, a veterana atriz foi clara ao afirmar que Fernanda Torres nunca demonstrou qualquer incômodo.