Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de fevereiro de 2024
Viviane Araujo, a rainha das rainhas, se apresentou pelo Salgueiro na Marquês de Sapucaí, no Desfile das Campeãs do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. A atriz, de 48 anos, teve a fantasia batizada como “Ya temi xoa”, que significa “eu ainda estou vivo”.
Com horários coincidentes – apenas 40 minutos de diferença entre o desfile da Mancha Verde, em São Paulo, e o do Salgueiro, no Rio de Janeiro –, Viviane optou por participar apenas da apresentação da escola carioca, embora tenha reafirmado seu amor pela agremiação paulistana.
“É muito chato não desfilar na Mancha, em SP os desfiles eram na sexta, e agora passaram para o sábado. Mas a Dudinha representa muito bem. O pessoal é muito família, a comunidade abraça muito”, completou.
A escola de samba Salgueiro teve como enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira, levando a história e a luta do povo Yanomami à Avenida. A agremiação fez um alerta em defesa da Amazônia e do povo que sofre os efeitos da ação de garimpeiros na sua região.
Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami”. O enredo é baseado no livro A Queda do Céu, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami.