Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Vivo conquista a liderança no mercado de M2M

Compartilhe esta notícia:

A Vivo conquistou, em fevereiro, a liderança do mercado de M2M (Machine-to-Machine) ao atingir volume de 4,35 milhões de conexões, o que confere à marca um participação de 37,84% de market share (dados do último informe da Anatel). Entre os fatores que colaboraram com a performance, estão portfólio específico para M2M, estrutura comercial dedicada, suporte ao cliente e pós-venda especializados, além da qualidade reconhecida da rede de comunicação da operadora.

Em junho de 2012, quando a Anatel começou a acompanhar o segmento, a Vivo ocupava a última posição entre os quatro grandes players. A empresa, a partir daí, passou a apresentar de forma consistente uma curva ascendente de crescimento, até alcançar o topo em fevereiro deste ano. “Para a Vivo, o M2M é uma linha de negócio estratégica e, por isso, vem demonstrando sua capacidade de responder às necessidades dos clientes nesse mercado”, afirma Surya Mendonça, vice-presidente de B2B.

Nesse cenário, a Vivo estruturou um portfólio adicionando plataformas de gestão do parque, com estruturação de controles e relatórios, que lhe permitiu atuar em mercados tradicionais, como o de meios de pagamento, rastreamento e de segurança, e também em novas frentes, como utilities, cidades inteligentes, vending machines, carros conectados, medição de audiência de TV, paineis eletrônicos de publicidade e até de carro compartilhado.

Além de diversificar o portfólio junto a setores inovadores, a estratégia de crescimento da Vivo distingue-se pela criação de uma estrutura comercial dedicada e um time de especialistas em M2M nas áreas de pré-vendas, suporte ao cliente e pós-venda. “Dentro da cadeia comercial, temos recursos que olham especificamente para essa tecnologia”, observa Mendonça.

Internet das Coisas

As perspectivas do mercado de Internet das Coisas (IoT) são promissoras para o Brasil, conforme o GSMA, com previsão de que o país chegue a 41,9 milhões de conexões M2M em 2020. O estudo também mostra que o país já é um dos principais mercados globais e continuará com altíssima relevância nos próximos anos, o que desperta a atenção de diversos players globais de IoT. Nessa direção, a Vivo lançou em 2015 o Global SIM Telefônica no Brasil que permite que as empresas implementem, gerenciem e rentabilizem serviços baseados em Internet das Coisas em qualquer lugar do mundo.

Em 2016, a Vivo planeja impulsionar a plataforma Smart Center M2M que pode ser rapidamente configurada para necessidades específicas dos clientes, atendendo a qualquer modelo de negócio de forma a viabilizar o controle em tempo real e a visualização dos dispositivos conectados. O objetivo é levar valor agregado, eficiência e facilidade para o crescimento do negócio do cliente. Somente em 2015, a quantidade de linhas dobrou nessa plataforma, o que demostra a boa receptividade do mercado.

Além disso, a Vivo está atenta ao mercado de carros conectados que tem alto potencial, com possibilidade de conectar veículos tanto com soluções embarcadas de fábrica como na frota existente. Esse ecossistema envolve montadoras, concessionárias, seguradoras, oficinas, integradores e fabricantes de dispositivos. A Vivo está estruturando um portfólio de produtos e serviços específico para atender a essa vertical.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Plástico Verde chega ao Japão em tampas de garrafas PET
Paulo Afonso Pereira assume presidência da Associação Comercial de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/vivo-conquista-a-lideranca-no-mercado-de-m2m/ Vivo conquista a liderança no mercado de M2M 2016-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar