Três renúncias de ministros em um mês. Antonio Imbassahy a 8 de dezembro; Ronaldo Nogueira 19 dias depois. Ontem, Marcos Pereira. Todos temerosos de que a ligação em demasia com o governo desgastado, como mostram as pesquisas, vai prejudicá-los quando buscarem a reeleição.
Outra surpresa
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, foi ontem conversar com o presidente Michel Temer sobre o substituto para o Ministério do Trabalho. Ao final do encontro, o anúncio da escolha da deputada federal Cristiane Brasil, filha de Jefferson, que advogou em causa própria.
Tempo de vacas magras
Para pagar salários, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, pratica o que se define, no linguajar campeiro, como raspar o fundo da panela. A colher anda gasta.
Bateu no teto
Na sessão de posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal, ontem à tarde, o prefeito Nelson Marchezan Júnior disse ter recebido a informação do Ministério da Fazenda: Porto Alegre chegou ao limite da Lei da Responsabilidade Fiscal. Como consequência, não poderá receber empréstimos que estavam em andamento para a Educação e à recuperação do 4º Distrito.
Disposição
No discurso, ao assumir a presidência da Câmara Municipal, o vereador Valter Nagelstein fez apelo ao diálogo, ressaltando “o compromisso de inovar, fiscalizar, dialogar e agir para resgatar a Porto Alegre de outrora, uma capital símbolo e orgulho de cada gaúcho”.
A equipe
A Câmara Municipal terá os experientes Omar Ferri Júnior como diretor geral; Luiz Afonso de Melo Peres na Diretoria Legislativa; Gil Soares de Almeida na chefia do Gabinete da Presidência e Lisie Bastos Venegas na Coordenação de Comunicação Social.
Condição
Desde o dia 1º, os institutos ficam obrigados a registrar junto à Justiça Eleitoral suas pesquisas sobre possíveis candidatos.
Não fica de graça
Investidores norte-americanos não perdoam: quando se sentem logrados no mercado de ações apelam à Justiça. Resultado: vão faturar 2 bilhões e 950 milhões de dólares da Petrobras. Escritórios de advocacia do Centro do País abriram o olho e seguirão o mesmo caminho.
A queda
Os dados do Fundo Monetário Internacional apontam redução da renda per capita de 5 por cento no Brasil entre 2014 e 2017 e a queda de oito posições no ranking. Fomos ultrapassados por países como o Suriname, a Sérvia e o Turcomenistão.
Mal irremediável
O Brasil bate mais um recorde, mas negativo, ao se tornar o maior mercado mundial de cigarros ilegais. No ano passado, 48 por cento das marcas vendidas foram contrabandeadas do Paraguai, onde os impostos pagos pelos fabricantes ficam em 16 por cento. No Brasil vão a 80 por cento. Isso, sem contar os prejuízos à saúde, porque os paraguaios usam fumo com ácaros e outras impurezas.
Dois lados
Em 2004, o Congresso Nacional aprovou a inclusão de emenda no artigo 5º da Constituição Federal: “A todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”. Teve apoio unânime da bancada do PT, que agora reclama no julgamento de Lula.
O que ocorreu há 14 anos no Brasil foi a adaptação da Emenda 6 à Constituição dos Estados Unidos, em 1791, pela qual ficou garantido a qualquer réu, no processo penal, o direito a um julgamento rápido.
Efeito
Ao final do terceiro dia de janeiro de 2017, o Jurômetro atingiu 3 bilhões e 500 milhões de reais. Ontem à noite, estava em 3 bilhões e 215 milhões de reais. A diferença se deve à redução da taxa de juros nos últimos 12 meses.
O placar eletrônico registra, em tempo real, o valor pago para rolar a dívida do governo federal.
Há 80 anos
A 4 de janeiro de 1938, o presidente Getúlio Vargas assinou decreto, proibindo o funcionamento de partidos políticos e transformando-os em sociedades recreativas, desportivas e culturais. Só não poderiam manter o nome anterior. Foi uma das muitas medidas de cunho repressivo da Constituição outorgada a 10 de novembro de 1937, que implantou o Estado Novo.
Precisa falar
Este não é um ano para político alfandegário que, na maioria das vezes, nada tem a declarar.