Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2016
A montadora indiana Tata Motors decidiu mudar o nome de seu novo modelo de carro, batizado inicialmente de Zica, por sua semelhança com o nome do zika vírus, transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti.
“Em solidariedade aos sofrimentos recentes provocados pelo recente surto do vírus zika, a Tata Motors, como uma companhia socialmente responsável, decidiu mudar o nome do veículo”, informou a empresa em um comunicado oficial.
O lançamento do modelo Zica foi fortemente anunciado. As campanhas publicitárias foram protagonizadas pela estrela do Barcelona, Lionel Messi, eleito o melhor jogador do mundo. Mas seu lançamento coincidiu com a crescente preocupação mundial com o zika vírus, que pode ser o responsável pela multiplicação de casos de microcefalia em fetos de mulheres grávidas que foram infectadas.
Tentativa de alcançar novos consumidores.
O apresentação do novo carro ao mercado era vista como uma tentativa da empresa de buscar novos nichos entre consumidores com mais poder aquisitivo. A Tata Motors é hoje mais conhecida como a montadora que lançou os carros Nano, que estão entre os mais baratos do mundo, apesar de a companhia também ser dona de marcas sofisticadas como Jaguar e Land Rover.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a microcefalia e as desordens neurológicas em áreas com a presença do zika vírus uma emergência internacional. O agente infeccioso já espalhou por mais de 20 países e territórios e, no momento, não há vacina ou medicamento para parar o avanço da doença. A única forma de evitar o zika vírus é não ser picado pelo mosquito vetor da doença, o Aedes aegypti.
O modelo compacto de cinco portas recebeu o nome de Zica como um acrônimo de Zippy Car. O lançamento oficial será feito depois da mudança do nome, mas o veículo já foi apresentado na feira Auto Expo 2016, que aconteceu, neste mês, na capital indiana, Nova Deli. Os modelos ainda tinham a placa de Zica.
Há algumas semanas, em conversa com executivos da Índia, diretores da Jaguar Land Rover do Brasil alertaram a companhia da semelhança dos nomes. Conforme a empresa, o modelo compacto não será vendido no mercado brasileiro por enquanto.
Troca de nomes constrangedores é comum.
No ano passado, uma indústria do setor farmacêutico viveu uma situação muito parecida com a da Tata. Para evitar confusões com o Estado Islâmico, cuja sigla em inglês é ISIS, a empresa de biotecnologia Isis Pharmaceuticals passou a se chamar Ionis Pharmaceuticals. (AE)