Natal é festa em família, tem Papai Noel e árvore enfeitada… mas cada lugar do planeta comemora a data de um jeito, seguindo os costumes de sua cultura. Conheça abaixo como a festa acontece em diferentes países.
Grécia.
Tanto na véspera de Natal quanto no Réveillon, crianças vão às ruas e cantam canções típicas nas casas de familiares e conhecidos. Elas são parecidas com as músicas natalinas conhecidas no Brasil, mas, claro, cantadas em grego. Cada região do país tem letras diferentes para as músicas e o show não sai de graça: os adultos costumam retribuir a cantoria com dinheiro.
No dia 25, as pessoas vão à igreja bem cedo, principalmente os mais velhos, para rezar em agradecimento.
Estados Unidos.
Os americanos gostam muito de enfeitar casas, ruas e até carros na época do Natal. Shoppings e lojas também fazem decorações muito bonitas e iluminadas, assim como no Brasil. Por lá, o Papai Noel é chamado de Santa Claus. A tradição é cada membro da família pendurar uma meia próximo à lareira, para receber pequenos presentes. No dia 24, há a ceia natalina e as crianças vão dormir cheias de ansiedade, porque os presentes só podem ser abertos na manhã do dia 25.
Japão.
Como a maioria da população não é cristã, no Japão não é feriado no Natal, embora a data seja comemorada por lá atualmente. Depois de um dia normal de trabalho, os japoneses comemoram jantando com a família no dia 25.
O cardápio é frango assado e, como sobremesa, comem um bolo de morango com creme chantili chamado de “Christmas Cake” (ou bolo de Natal). A saudação para a data é Merii Kurisumasu, que significa Feliz Natal.
As crianças recebem presentes do Papai Noel, conhecido por lá como Santa Kuroosu. Nas escolas, há uma troca de presentes. Mas não como no amigo secreto: lá, os presentes vão rodando de mão em mão enquanto uma música é tocada. Quando a canção para, o presente que estiver na sua mão é seu.
Itália.
Na Itália existe a ceia do dia 24 e o almoço do dia 25. Tudo com bastante comida! O Papai Noel lá é chamado de Babbo Natale e traz presentes no dia 24. As pessoas também costumam assistir à Messa di Natale, conhecida no Brasil como Missa do Galo.
Mas este não é o único dia do ano com presente para a criançada! No dia 6 de janeiro, a Befana, uma bruxa boa, traz presentes para quem foi comportado e deixa dentro de uma meia, como o bom velhinho faz em alguns países. Quem não se comportou ganha um carvão. Mas, calma! O tal carvão, na verdade, é um doce feito de açúcar.
Inglaterra.
Na Inglaterra, as crianças deixam bolachas, pedaço de bolo de Natal e um copo de leite para o Papai Noel na noite de 24. A comemoração e a troca de presentes é no dia 25, com um almoço, e o feriado se estende até o dia 26.
O panetone não é comum na Inglaterra, mas existe um bolo típico de Natal, com frutas secas. As cidades são enfeitadas com muitas luzes coloridas. Nesta época, como é inverno por lá, começa a anoitecer cedo, por volta das 16h. A iluminação destaca-se bastante.
Na noite do dia 24, as crianças vão de porta em porta cantando músicas natalinas e pedem dinheiro para a caridade. A vizinhança vai se juntando, carregando lanternas.
Alemanha.
Lá, o Natal é muito esperado mesmo. Tanto que tem até contagem regressiva. Cerca de um mês antes do Natal começa a época chamada de Advento.
Os alemães fazem a Coroa do Advento, que é parecida com as guirlandas conhecidas no Brasil, mas o detalhe é que existem quatro velas encaixadas nela. A primeira é acessa quatro domingos antes do Natal e, a cada semana, se acende mais uma. Isso tudo para simbolizar a chegada de Jesus, trazendo luz às pessoas.
Mas essa não é a única contagem. As crianças também fazem o Calendário do Advento, a partir de 1º de dezembro. O tal calendário tem 24 “janelinhas”, uma para ser aberta a cada dia. Atrás delas, podem ter imagens, guloseimas, tarefas ou presentinhos.